Portal Caparaó - Estudantes de Manhuaçu participam do 6º Encontro do Hotel Hilbert de Matemática
Geral

Estudantes de Manhuaçu participam do 6º Encontro do Hotel Hilbert de Matemática

27/11/2018 - Atualizado em 28/11/2018 08h47

FLORIANÓPOLIS (SC) - Os estudantes de Manhuaçu, Cícero Nunes da Silva Neto e Andressa Viana Abreu, participaram do 6º Encontro do Hotel de Hilbert (EHH), em Florianópolis/SC realizado, no período de 20 a 25 de novembro.  Trata-se de uma imersão no mundo da Matemática.

Cícero é aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Tiradentes de Manhuaçu e Andressa é aluna do 8° Ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Salime Nacif. Para participar do encontro eles ganharam medalhas na OBMEP/2017 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e participaram com alto desempenho do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) do CNPq em 2018. O PIC paga uma bolsa de estudo de R$1.200,00 para os medalhistas da OBMEP que participam do programa, a qual é parcelada durante o ano.

A 6ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert teve uma parceria entre o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e a Fundação Itaú Social, onde participaram cerca de 197 alunos, 132 meninos e 65 meninas, os quais tiveram os melhores resultados no PIC, de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal.

No encontro os alunos fizeram uma verdadeira imersão no mundo da Matemática através de palestras sobre criptografia, xadrez, astronomia e extração de petróleo a atividades de recreação, jogos e passeios.

Quinze professores universitários se revezaram para apresentar os conteúdos propostos no programa e incentivar a garotada a se dedicar à Matemática com prazer.

O chamado Hotel de Hilbert é paradoxo do infinito desenvolvido pelo matemático alemão David Hilbert em 1925. Nele há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto n pula para o quarto n+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas no Hotel de Hilbert.

Inspirada nesta ideia, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) criou em 2011 o Encontro do Hotel de Hilbert para os alunos com melhor desempenho acadêmico no PIC.

A primeira edição foi realizada em Nova Friburgo (RJ), em julho de 2011. Até 2015, o encontro aconteceu anualmente, sempre reunindo os estudantes que se destacaram no PIC. No biênio 2016-2017, a falta de verbas impossibilitou a realização do evento.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.