Portal Caparaó - Caminhada do Trabalhador destacou o Meio Ambiente
Geral

Caminhada do Trabalhador destacou o Meio Ambiente

03/05/2007 - Atualizado em 05/05/2007 17h02

Membros de várias entidades ligadas a promoção humana, atividades sociais e defesa dos direitos dos trabalhadores participaram da segunda Caminhada do Trabalhador. A mobilização foi coordenada pelo Movimento Fé e Política de Manhuaçu durante a manhã de domingo nas ruas da cidade.

O Brasil é caso raro de formação de militantes políticos a partir da fé cristã. Isso se deve às Comunidades Eclesiais de Base, às pastorais populares e vários outros movimentos. A diferença é que jamais houve a tentação desses cristãos formarem um partido confessional, com o é, na Itália, o PDC, Partido Democrata Cristão.

Em Manhuaçu, membros das mais diversas bandeiras empunharam faixas e cartazes desde a Praça José Adolfo Assad, na Baixada, até a Praça Cordovil Pinto Coelho, numa caminhada pelos direitos e a valorização do trabalhador. O tema central foi a questão do meio ambiente. Veja as fotos.

O Movimento Fé e Política, fundado no início dos anos 80, é atípico: não tem filiados nem burocracia e, no entanto, multiplica-se Brasil afora em inúmeros núcleos. Em Manhuaçu, o trabalho ganha força e apoio a cada ano. São militantes de partidos, sindicatos, movimentos populares, ONGs, entidades do terceiro setor, que se interessam por equacionar sua vocação cristã com os desafios políticos.

Nas faixas apresentadas pelos participantes da caminhada cobranças de direitos dos trabalhadores. A questão do funcionalismo estadual e a discussão do Piso Salarial da categoria; a defesa do meio ambiente como fator necessário a garantia de sobrevivência do homem e outros importantes temas, como a proteção aos idosos, o emprego para a juventude e a qualidade de vida.

Na cidade de Manhuaçu, tendo como finalidade a participação popular em suas ações e reflexões, o Movimento Fé e Política vem realizando diversas atividades, possibilitando a comunidade tomar conhecimentos das questões. A ação mais marcante continua sendo a mobilização em torno do dia do trabalho, que neste ano acabou antecipada para o domingo.

O encerramento da caminhada foi com uma oração em frente ao coreto na praça da matriz. À noite, uma celebração fechou a programação do Dia do Trabalho.

Na avaliação de Daniel Virgilio, acompanhado do Padre João Carlos Siqueira, o resultado da mobilização foi excelente. "Não queríamos encher as ruas e sim mobilizar as pessoas, chamá-las para se conscientizarem das questões ambientais e dos direitos dos trabalhadores. Nesse sentido, foi uma atividade muito positiva", afirmou. 

Carlos Henrique Cruz -03/05/07 - 07:42

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.