Portal Caparaó - Projeto Florada e Aliança Internacional das Mulheres do Café
Agronégocios

Projeto Florada e Aliança Internacional das Mulheres do Café

14/06/2018 - Atualizado em 15/06/2018 12h09

MANHUAÇU (MG) - Em plena colheita, cerca de 140 mulheres compareceram ontem no Auditório da Câmara de Vereadores de Manhuaçu, Região das Matas de Minas, para conhecerem o Projeto Florada da Três Corações. Elas vieram de diversos municípios de Minas Gerais, mas também do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O projeto já foi apresentado também às mulheres do Norte Pioneiro do Paraná e da Mantiqueira de Minas está motivando muito as produtoras das diversas regiões.

Mulheres estão conquistando espaço no campo, trazendo diversidade e sensibilidade para a produção cafeeira. Em reconhecimento à força dessas cafeicultoras, o Grupo 3corações cria uma plataforma exclusiva de apoio e fomentação às conquistas delas no campo. O Projeto Florada surge com o objetivo de unir e empoderar essas mulheres, trazer diversidade para a cadeia do café e oferecer oportunidades de melhores práticas na produção de cafés especiais, gerando valor para toda a cadeia, da produção ao consumo.

Fruto da primeira iniciativa do projeto, o Café 3 Corações Florada edição especial foi cultivado por uma mulher produtora da região do Sul de Minas Gerais e conta com certificado da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e Rainforest Alliance que garantem qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade. O conceito foi inspirado em uma das fases da produção cafeeira denominada Florada, período em que o campo cafeeiro fica coberto com a beleza e perfume das flores e também onde a natureza dá sua primeira dica sobre a colheita: quanto maior a quantidade de flores, mais café. O blend da bebida possui aroma floral, doçura intensa e notas de caramelo.

O encontro em Manhuaçu contou com Sílvio Leite, referência no mundo do café, Patrícia Ferreira, líder do projeto e da cafeicultora, Marisa Contreras.

Segundo a presidente da IWCA Brasil, Cintia Matos, o Encontro Florada foi marcado pela união de regiões e pelo interesse das Mulheres em saber mais e mostrar que estão se dedicando a melhorar a cada dia a qualidade de seu café.

Em parceria com a BSCA e com Marisa Helena Contreras, embaixadora do Projeto Florada no campo, a marca 3 Corações anunciou a 1ª edição do concurso 3 Corações Florada Premiada, que acontecerá em novembro de 2018. Todas as mulheres produtoras de cafés arábica do Brasil poderão apresentar seus cafés da safra 2018 e seis delas serão premiadas anualmente, tendo o seu café valorizado e adquirido pelo grupo 3corações.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.