Portal Caparaó - Morre Lino da Costa e Silva, presidente do Sindicato Rural de Manhuaçu
Agronégocios

Morre Lino da Costa e Silva, presidente do Sindicato Rural de Manhuaçu

23/11/2018 - Atualizado em 26/11/2018 13h21

MANHUAÇU (MG) - Faleceu no final da manhã desta sexta-feira, 23/11, o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Lino da Costa e Silva. Ele estava internado no Hospital César Leite.

Produtor rural, Lino da Costa e Silva estava no quinto mandato à frente do Sindicato Rural de Manhuaçu. Ele também era vice-presidente da Federação da Agricultura e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (FAEMG) no mandato 2018-2020.

Nas duas últimas décadas Lino da Costa e Silva se dedicou inteiramente aos produtores rurais, representados por seu sindicato. Ele foi um dos incentivadores de programas voltados para a capacitação da mão de obra no campo, geração de renda e melhoria das condições de vida na zona rural. Entre suas conquistas, ele trouxe para a região o primeiro laboratório de análise de solos e folhas em 1998, numa parceria com a Emater-MG. Foi um trabalho pioneiro e precursor das mudanças que permitiram a melhoria da qualidade do café da região. Da mesma forma, foi na gestão dele que o Sindicato dos Produtores produziu cerca de quatro milhões de mudas de café de altíssima qualidade e que iniciaram a mundança do parque cafeeiro das Matas de Minas, antecipando as fiscalizações de viveiros de mudas no início dos anos 2000.

"Lino era uma pessoa simples no trato com as pessoas, mas de grande visão para o agronegócio de toda a região. Ele lidava bem com todos, era muito conhecido no trabalho no Sindicato Rural e sempre se dedicava a trazer o melhor para a nossa região. Foi sempre um parceiro e amigo da agricultura e agropecuária da região. Registro, em nome da Emater-MG, o nosso pesar pelo falecimento do presidente e nosso amigo Lino", resumiu o Gerente Regional da Emater-MG, Rômulo Mathozinho.

Antes de ingressar na gestão do Sindicato, Lino da Costa e Silva foi o 47º presidente da Câmara de Manhuaçu durante o biênio 1985 a 1986. Além disso, ocupou o mandato como vereador no município entre os períodos de 1985 a 1996. Ele também foi Secretario de Agricultura do Município.

O corpo foi sepultado no sábado, no distrito de São Sebastião do Sacramento, terra natal do dirigente sindical.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.