Portal Caparaó - 3º Concurso de Qualidade de café premia produtores de Luisburgo
Agronégocios

3º Concurso de Qualidade de café premia produtores de Luisburgo

28/11/2018

LUISBURGO (MG) - O auditório da Escola Municipal Manoel Francisco de Souza foi local escolhido pela Prefeitura de Luisburgo e pelo escritório local da Emater para realizar a premiação dos vencedores do 3º Concurso Municipal de Qualidade de café. O evento aconteceu na noite de quarta-feira,22, e contou com a participação autoridades, produtores e familiares que tiveram uma noite de muito conhecimento e confraternização.

A abertura oficial da cerimônia teve composição da mesa e pronunciamento de autoridades. Em local de destaque ficaram o prefeito José Carlos Pereira, o vice-prefeito Mauro do Zé Neves, o gerente regional da Emater Rômulo Matozinho, a presidente do Sindicato do Trabalhadores Rurais de Luisburgo Silvana Damasceno, o secretário municipal de Agricultura João Batista Pereira, a representante do Sindicato Rural de Manhuaçu e SENAR Isaura Paixão, os vereadores Renato Padeiro, Luiz Rodrigues, Zizinho  Damasceno e Cornélio dos Santos, além de patrocinadores que colaboraram para a realização do concurso.

Em seu discurso de abertura o prefeito José Carlos Pereira deus boas-vindas a todos e destacou a importância da cafeicultura do município. Em seguida Rômulo Matozinho, gerente regional da Emater-MG, ministrou uma palestra destacando a importância dos concursos municipais, os caminhos para fazer qualidade e seus benefícios para a agricultura familiar. “Concursos como esse de Luisburgo colaboram para o envolvimento de toda a família no evento. Quando todos estão juntos, ao contrário do que acontece nos eventos regionais ou mesmo estaduais, quando nem sempre a família pode comparecer toda, passamos uma mensagem para estimula-los e eles se sentem valorizados e focados em produzir café cada vez melhor. Com essa participação, com essa energia fantástica, conseguimos trazer a identificação do município. Principalmente em Luisburgo, que tem um potencial para qualidade de café incrível, já se destacando em concursos maiores, percebemos que os produtores podem ir além, e aqueles que ainda não estão ligados com os benefícios que o café de qualidade traz, possam se despertar para isso” – destacou Matozinho.

O 3º Concurso Municipal de Qualidade de café premiou os melhores cafés naturais. Foram 17 amostras inscritas e 14 classificadas para a fase final. A Emater e a secretaria de Agricultura premiaram a participação de todos e os cinco primeiros colocados ganharam destaque no evento. Em quinto lugar ficou o produtor Anézio Rodrigues Rosa Neto da comunidade de Pedra Dourada, que recebeu trezentos reais. O segundo colocado, ganhando trezentos e cinquenta reais, foi Sidney Portilho, também de Pedra Dourada. O terceiro colocado, Rubens Garcia dos Santos do Córrego Fortaleza, embolsou quatrocentos reais de premiação. Já o segundo colocado, Reinaldo Garcia dos Santos, também da Fortaleza, ganhou um soprador. A grande campeã foi a esposa do segundo colocado. Júlia Alves Pereira dos Santos ganhou uma Smart TV e comemorou em família. Aliás, Reinaldo e a esposa já são conhecidos por produzir qualidade. A família da Comunidade Fortaleza alcançou recentemente a 2ª colocação geral na etapa internacional do Concurso CupofExcellence – Brazil 2018, realizada em Guaxupé (MG), entre os dias 15 e 21/10. A iniciativa revelou para o mercado quais são os melhores cafés especiais do País e a amostra do produtor de Luisburgo estava entre elas. “Tem apenas dois anos que estamos trabalhando com cafés especiais e estou muito satisfeito com o resultado. Consegui destaque em um grande concurso, mas vencer na minha cidade, onde está a nossa propriedade, e levar os três primeiros lugares é motivo de muita satisfação” – comemorou o cafeicultor, que também foi destaque no Concurso Regional da Emater, realizado na noite da quinta-feira,23. Na premiação realizada em Manhuaçu Júlia Alves Pereira ficou em quarto lugar e Reinaldo em segundo.

Com o encerramento da premiação as empresas parceiras distribuíram brindes aos presentes. As crianças, filhas dos produtores, futuro da cafeicultura regional, ajudaram a garantir a diversão com sorteios super animados. “Nossa satisfação é enorme diante do sucesso do nosso concurso e, de forma especial, com a realização desse evento nesta noite. Queremos dar continuidade nesse incentivo aos nossos produtores e esperamos fazer um concurso ainda mais grandioso no ano que vem” – projetou João Batista Pereira, secretário de Agricultura de Luisburgo.

O escritório local da Emater de Luisburgo funciona no mesmo prédio do Paço municipal e o técnico responsável é Cristiano Alberto Silva. Há apenas 5 meses no município, ele destaca a importância da parceria com a administração e como foi promover o 3º Concurso de Qualidade em tão pouco tempo. “Quando cheguei em Luisburgo a beleza natural foi a primeira coisa que me chamou a atenção. Depois pude conhecer os produtores, perceber a dedicação deles, o interesse de cada em melhorar sua produção e a sua qualidade de vida, e isso me fez sentir com energias renovadas e muito motivado para contribuir nesse processo” – disse Cristiano.

O 3º Concurso Municipal de Qualidade de café teve o patrocínio da Prefeitura de Luisburgo, Fertilizantes Heringer, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luisburgo, Cresol, Fertilizantes Yara, Labsolo e Sindicato Rural de Manhuaçu, Nova Safra, Casa do Campo, Terra Fértil, AJR e Gomes, Ednei Sindra, Alan de Abreu, Cristovão e Silvinho Knupp.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.