Portal Caparaó - I Feira Regional da Agricultura Familiar é um sucesso
Agronégocios

I Feira Regional da Agricultura Familiar é um sucesso

28/11/2018 - Atualizado em 29/11/2018 10h12

MANHUAÇU (MG) - Entre os dias 23 e 24 de novembro, foi realizada no Parque de Exposições de Manhuaçu a I Feira Regional da Agricultura Familiar. Durante os dois dias, foram realizadas rodada de negócios, palestras, atrações culturais, praça de alimentação e cupping de café, entre outras atividades que marcaram a programação do evento.

A Prefeitura de Manhuaçu foi parceira na realização deste importante evento, que teve a proposta fortalecer a geração de renda para as inúmeras famílias rurais que residem no município. A feira foi realizada em parceria com a UNICAFES, EMATER-MG e COORPOL. Também apoiaram a iniciativa a Cresol, Governo de Minas Gerais, SENAR-MG, Sintram, Associação de Mulheres de Vila de Fátima e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu.

O secretário Flânio Alves prestigiou o evento nos dois dias. Além dele, estiveram na abertura da feira a chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira; a secretária de Administração, Cristina Miranda; a secretária de Cultura e Turismo, Gena Clara; a secretária de Educação, Luizaura Januário; o secretário de Obras, João Amâncio; e a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório.

Para o secretário de Agricultura, Flânio Alves, o evento destacou pontos positivos da agricultura familiar regional. Ele também agradeceu ao incentivo dado pela Administração “Ouvir para Governar”, tanto pela realização da feira, quanto pelos investimentos e incentivos ao homem do campo de Manhuaçu.

“Neste primeiro evento, sem dúvida tivemos muito que comemorar. Vimos uma agricultura familiar forte e produtores interessados. É exatamente isso que queremos, capacitá-los para que possamos ter uma cafeicultura pujante e uma diversificação de produtos com qualidade. E foi exatamente isso que evidenciamos neste evento. A prefeita tem nos deixado muito a vontade para trabalharmos desta forma e estamos colhendo os frutos”, avaliou Flânio.

Dentro da variada programação da I Feira Regional da Agricultura Familiar, o destaque foi para a final do Concurso de Qualidade dos Cafés da EMATER-MG/ Regional Manhuaçu, que aconteceu na tarde de sexta-feira (23). Todos os cafés finalistas obtiveram pontuação superior a 84, o que os colocam em destaque, inclusive no Estado.

Na categoria cereja descascado, o grande campeão foi Horácio Antônio de Moura, da cidade de Simonésia. Em seguida, apareceram os cafés de Zélia de Faria (Manhuaçu) e Elieser Carmelito da Silva (Santa Margarida).

Na categoria natural, o vencedor foi o café do produtor Joaquim Carmelito da Silva, de  Santa Margarida. Em segundo lugar ficou o café de Reinaldo Garcia dos Santos, da cidade de Luisburgo. Fechando o pódio, apareceu Samuel Almerindo dos Santos, de Santa Margarida.

Ainda durante o evento, a diretoria da EMATER-MG prestou homenagens aos funcionários que contribuem com a melhoria na qualidade dos produtos da agricultura familiar.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.