Portal Caparaó - Parceria com IWCA leva curso de Classificação e Degustação de Café a Reduto
Agronégocios

Parceria com IWCA leva curso de Classificação e Degustação de Café a Reduto

15/02/2019 - Atualizado em 16/02/2019 15h33

REDUTO (MG) - Produtores de Reduto e seus familiares tiveram a oportunidade de participar do curso de Classificação e Degustação de Café, na comunidade do Guarani. A turma foi montada por meio de uma parceria entre o Senar Minas, o Sindicato de Produtores Rurais de Manhuaçu e a Aliança Internacional das Mulheres do Café no Brasil (IWCA) - Sub Capítulo Matas de Minas.

Segundo o presidente da IWCA Brasil, Cintia Matos, a ideia surgiu após reuniões de mulheres da região, que possibilitou à organização identificar as principais necessidades de treinamento.

“Foi um sucesso. Os cursos do Senar são muito atualizados e profissionais. Nosso objetivo, além do conhecimento para melhorar a qualidade e agregar valor, é também levar oportunidade para quem tem interesse em se profissionalizar nesse setor e para despertar outros para esse caminho”, explicou.

Foram 12 participantes, entre mulheres e homens. “O objetivo da IWCA Brasil é capacitar não só as mulheres, mas também filhos, família e comunidade. As pessoas têm interesse e a IWCA Brasil fez essa ponte com o Sindicato e o Senar para levar o treinamento a esse público. Saímos de lá com outra turma montada só de mulheres para um novo curso”, comentou.

No curso, o instrutor Marcos Reis abordou a qualidade, o comércio do café, os setores do agronegócio e a importância do classificador na cadeia produtiva, além de trabalhar com os alunos a classificação do café em diferentes categorias, amostras, etapas da moagem, degustação e registro de resultados, entre outros temas.

A mobilização da turma contou com a atuação de Isaura Paixão, do Sindicato de Produtores Rurais de Manhuaçu.

Nathalie Guimarães / Assessora de Comunicação - Regional Viçosa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.