Portal Caparaó - Gerência Regional de Saúde doa botijão de nitrogênio ao laboratório do SUS Manhuaçu
Geral

Gerência Regional de Saúde doa botijão de nitrogênio ao laboratório do SUS Manhuaçu

13/03/2019

MANHUAÇU (MG) - A Gerência Regional de Saúde doou um botijão de nitrogênio ao laboratório do SUS de Manhuaçu. Considerada uma importante aquisição para o município, o momento contou com a presença da prefeita Cici Magalhães; o médico infectologista e coordenador de compras do SUS, Tiago Heringer; coordenador do Setor de Compras do SUS, Quilberson Costa; a coordenadora do laboratório, Mariângela Bastos de Carvalho e funcionários.

Também participaram do momento singular o diretor da GRS Manhumirim, Juliano Estanislau Lacerda, acompanhado do coordenador de Epidemiologia, Ernesto Grillo e a farmacêutica Camila dos Santos, da Referência Técnica da GRS.

A prefeita de Manhuaçu falou sobre a alegria em saber que a partir de agora, o equipamento ficará à disposição para atender as necessidades do município e, principalmente, para obter resultados dos exames de doenças infecto contagiosas. "Vamos atender demanda de toda uma microrregião. É um ganho relevante para o laboratório do SUS”, disse Cici Magalhães.

Para a secretária de Saúde de Manhuaçu, Karina Gama, o equipamento vai contribuir ainda mais para a qualidade do serviço prestado pelo município. O botijão, que guardará as amostras até o destino, é a garantia para o diagnóstico com exatidão. “A parceria com a GRS de Manhumirim, cedendo o botijão de nitrogênio é fundamental para o trabalho de coleta e encaminhamento. Também importante para o resultado com pontualidade”, destaca.

De acordo com o diretor da GRS, Juliano Estanislau, o equipamento disponível ajudará na conservação de material coletado na UPA e Hospital Cesar Leite para ser encaminhado à Fundação Ezequiel Dias. A finalidade do equipamento é manter a integridade da amostra biológica no momento em que é coletada, garantindo o acondicionamento e transporte até a realização das análises nos laboratórios de referência.

“O botijão de nitrogênio doado para a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu terá uma importância muito grande. Servirá para atender os 24 municípios da microrregião, que são referenciados para Manhuaçu. Há uns dois anos, quando começaram a surgir os casos de Chikungunya e Zika em nossa região, o equipamento havia sido solicitado”, disse Juliano Estanislau.

Segundo a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), o botijão de Nitrogênio pode ser utilizado para o acondicionamento de amostras, que possibilita detectar e avaliar as seguintes doenças infecciosas: Dengue, Febre Amarela, Rubéola, Sarampo, Vírus Respiratório, Zica, chikungunya, febres hemorrágicas, doenças priônicas e Meningite Viral.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.