Portal Caparaó - Vereadores de Manhuaçu promovem reunião da Câmara Itinerante no bairro Santana
Política

Vereadores de Manhuaçu promovem reunião da Câmara Itinerante no bairro Santana

08/04/2019

MANHUAÇU (MG) - A Câmara de Vereadores de Manhuaçu iniciou, neste domingo, 07/04, o Projeto “Câmara Itinerante”, que tem como objetivo facilitar às comunidades dos bairros e do meio rural, o acesso às informações e ações do Poder Legislativo Municipal.

Com a presença de líderes comunitários dos bairros e distritos e membros do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (COAMMA), o Bairro Santana foi o primeiro a receber os vereadores para a reunião do projeto.

O objetivo é o de ouvir as reivindicações de cada comunidade, as dificuldades enfrentadas para se estabelecer um diálogo com o Legislativo, sobretudo discutir projetos de interesse da coletividade. Em alguns casos, ainda é percebida a falta de informação sobre a atuação, competência existente entre o Legislativo e Executivo e, a ausência de uma participação efetiva para a construção de um projeto, que vá ao encontro dos anseios dos moradores.

Foram apresentadas aos vereadores, diversas reivindicações para melhorias das quadras dos Bairros Engenho da Serra, Petrina, além de demandas existentes em Sacramento, Santo Amaro, UBS Santa Luzia, trecho da estrada de Palmeirinhas e transporte escolar.

CÓDIGO DE POSTURAS

A reunião itinerante teve como foco principal as mudanças no Código de Posturas do município, que vem gerando dificuldades para os presidentes de associações, principalmente a utilização de espaço público, para a realização de festas em comunidades.

O impasse teve início em fevereiro, quando o COMMA decidiu realizar o carnaval de rua no Bairro São Francisco de Assis, e teve o pedido negado pela Secretaria de Fazenda. No Código de Postura cita que somente as Praças Cordovil Pinto Coelho, José Adolfo Assad, Carlos Roberto de Castro (Casa de Cultura) e praça ao lado do novo Fórum (Baixada) poderiam ser utilizadas.

A situação levou a presidente do COAMMA, Marines Bragança, a buscar informações sobre o pedido negado, percebendo que o Secretário de Fazenda tinha amparo legal no Código de Posturas. No encontro realizado com a Câmara Itinerante, foi feita a solicitação e considerações pelo advogado Moacir Guerra, para algumas mudanças que venham atender a demanda, pois, são inúmeros eventos realizados em Manhuaçu que necessitam de espaços, além desses contidos no Código. “Se fazem necessárias essas alterações, até mesmo para contemplar os demais eventos que ocorrem em Manhuaçu. A gente espera que a Câmara, através de sua assessoria jurídica, possa avaliar de maneira bastante singular o que foi pontuado”, disse Moacir Guerra.

DIÁLOGO

A presidente do Coamma, Marines Bragança, avalia como positivo o projeto e aprovou a reunião. O momento também serviu para que os líderes comunitários pudessem apontar os problemas existentes. 

Muitos líderes ficaram surpresos por não saberem que a sociedade pode contribuir ou opinar sobre determinados projetos de interesse coletivo e ainda terem acesso para discutirem junto aos vereadores e sugerir emendas.

Para a presidente da Associação de Moradores do Bairro Santana, Eva Lúcia Juvenato, a presença dos representantes do Legislativo indo à comunidade foi fundamental, para ouvirem o clamor dos moradores. “As sugestões dadas foram acolhidas pelos vereadores. Aqui no bairro, os problemas são os mesmos e agora a gente espera que haja melhorias”, disse.

O presidente da Câmara, Inspetor Juninho Linhares, afirma que a “Câmara Itinerante” é um espaço para ouvir a sociedade que, às vezes tem dificuldade para participar das reuniões, a fim de reivindicar os seus direitos. Disse ainda que, os vereadores estão colocando “a cara para bater”, com o intuito de ajudar e atender os anseios da comunidade. “Quero destacar que os vereadores não têm poder da caneta (fazer obras). Quem tem é o Executivo, mas unidos ficamos fortes para cobrar o que a população deseja”, ressalta Juninho Linhares. 

O encontro foi conduzido pelo Presidente da Câmara, João Gonçalves Linhares Júnior “Inspetor Juninho Linhares” e participaram os vereadores Juarez Elói, Zé Eugênio, Professor Giovanni, José Rulinha, Administrador Rodrigo, Cleber da Matinha (1º secretário) e Cabo Ferreira (2º secretário).

Com informações da Assessoria de Imprensa e do Tribuna do Leste

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.