Portal Caparaó - 5ª Plenária de Saúde elege delegados para 9ª Conferência Estadual
Geral

5ª Plenária de Saúde elege delegados para 9ª Conferência Estadual

11/04/2019

MANHUAÇU (MG) - O Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu com total apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 5ª Plenária Municipal de Saúde no último sábado, 06/04, no salão de eventos da APAE. Um dos destaques do evento foi a eleição dos delegados para a 9ª Conferência Estadual de Saúde que acontecerá em Belo Horizonte.

A abertura foi feita com as palavras do Coordenador do Setor de Compras da SMS, Quilberson Costa, como representante da Secretária Municipal de Saúde Dra. Karina Gama dos Santos Sales.  Em seguida, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Dr. Sebastião Adão de Andrade, deu as boas vindas aos presentes.

A 5ª Plenária de Saúde teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

As convidadas para palestra destacaram os eixos estabelecidos para a Plenária. A enfermeira Maria Cristina Caldeira Duarte trabalhou o tema “Saúde como Direito”, apresentando os inúmeros direitos que todo cidadão tem garantidos pela constituição e promovidos pelo SUS. A enfermeira Roberta Mendes Von Rondow tratou do tema constante do Eixo 2, ou seja, “Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”, mostrando benefícios que somente o SUS oferece para a população. O Eixo 3 teve como tema “Financiamento Adequado e Suficiente do SUS”, com palestra ministrada pela Assistente Social Márcia Helena de Carvalho, onde todos puderam conhecer algumas dificuldades vividas pelo SUS. Houve uma dinâmica desenvolvida pelo NASf, por meio do educador físico Fernando Rocha de Jesus.

Definição de propostas e eleição dos delegados

Após as palestras e amplo momento de perguntas feitas pelos presentes, foram divididos grupos para elaboração das propostas a serem encaminhadas. As mesmas foram com sua respectiva aprovação.

Foram eleitos delegados representantes dos usuários/titulares: Carmem Lúcia Moreira Schuenck, Benoni da Paixão, Paulo José Vieira e José Rodrigues Garcia. Suplentes: Edimar Ferreira da Costa, José Nunes de Oliveira, Valdir Domingos e Irandi Irene Quintino.

Delegados representantes do setor de Governo e Prestador de Serviço/titulares: Chardson Roberto da Paixão e Maria de Fátima Mayrinck Brito e suplentes: Elohá Crystina Nunes de Oliveira e Terezinha de Jesus Mendes.

Os delegados representantes dos trabalhadores titulares são: Renato Fernandes de Miranda e Dilson Dias Dutra tendo como suplentes Luciene Alves de Oliveira e André de Oliveira Lacerda.

Assessoria de Imprensa do CMS/SMS Manhuaçu – fotos de Eduardo Satil

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.