Portal Caparaó - Hospital César Leite promove campanha Abril Verde
Geral

Hospital César Leite promove campanha Abril Verde

15/04/2019 - Atualizado em 16/04/2019 08h13

MANHUAÇU (MG) - Terminou na sexta-feira, 13/04, a Semana Abril Verde no Hospital César Leite com a palestra “Comportamento Seguro no Ambiente de Trabalho”, apresentada pelo Educador Físico Fernando Rocha de Jesus, do NASF da Secretaria de Saúde de Manhuaçu.

Organizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital César Leite, a semana teve dois momentos complementares entre si.

A palestra foi ministrada na quinta e sexta-feira para abranger todos os colaboradores. Fernando Rocha de Jesus mostrou como o comportamento seguro no ambiente de trabalho influencia na segurança individual do colaborador e também da comunidade.

ESTANDES

A outra parte foi dedicada a orientações em uma exposição com cinco pilares elaborada pelas equipes de segurança do trabalho.

O técnico de segurança do trabalho, Gilberto Souza, explica que as equipes do SESMT e da CIPA planejaram os estandes levando em conta os dados de acidentes de trabalho do ano anterior e avaliaram quais os assuntos precisavam ser trabalhados no ambiente do hospital.

Foram montadas cinco tendas com orientações durante todo o horário de almoço dos colaboradores.

A primeira mostrou dados sobre o registro, comunicação e acompanhamento de acidentes de trabalho. O chamado fluxo de acidentes foi compartilhado para que os colaboradores auxiliem no monitoramento dos procedimentos em caso de acidentes de trabalho. É com base nesses dados que se adota estratégias para evitar ou minimizar o mesmo tipo de acidente.

No segundo estande, o destaque foi para o Risco Ergonômico. Membros do SESMT e da CIPA se dedicaram a orientar aos colaboradores que, com poucas ações, eles mesmos melhoram o ambiente e as condições de trabalho dele, evitando lesões. Foram dicas para ajustar comportamentos, posturas e medidas que podem tomar, como evitar de pegar um paciente sozinho.

Complementando a segunda, a terceira tenda abordou o Risco Biológico, o mais comum num ambiente hospitalar. Dessa foram, as orientações foram sobre procedimentos para evitar ou minimizar os acidentes e conscientizar da necessidade de utilização, por exemplo, de EPI, os Equipamentos de Proteção Individual, que compuseram a quarta parte da exposição.

A última tenda foi sobre os chamados acidentes de trajeto. São aqueles episódios que acontecem com o trabalho no deslocamento para o serviço ou no retorno para casa. “O HCL tem um grande número de profissionais que utilizam motocicleta e, por isso, preocupamos em montar uma orientação específica para acidentes de trajeto. De todos os registros, 15% são de acidentes de trajeto e, desse número, 70% são com motocicletas”, completa Gilberto.

ABRIL VERDE

O mês do Abril Verde foi criado com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde no ambiente de trabalho.

O período foi escolhido como o mês de prevenção da saúde do trabalhador devido às datas 07 de abril: “Dia Mundial da Saúde” e 28 de abril: “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

A iniciativa teve o intuito de promover na sociedade segurança e a saúde do trabalhador brasileiro, com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador em geral.

Assessoria de Comunicação HCL

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.