Portal Caparaó - Manhuaçu mobilizada no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Geral

Manhuaçu mobilizada no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

18/05/2019

MANHUAÇU (MG) - Com a proximidade do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/06), a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, realiza uma série de palestras e outras atividades nas escolas e instituições sociais da cidade e dos distritos, levando conhecimento sobre este tema tão importante para os jovens e adultos. A mobilização é feita pelo CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.

De acordo com a Secretária Giuzaina Celeste Gregório, a Prefeita Cici Magalhães tem tido especial olhar com as ações para o bem-estar da criança e adolescente. ‘Em pouco mais de dois anos, a Prefeita viabilizou recursos tanto do município quanto de outras esferas para instituições filantrópicas de Manhuaçu, viabilizou um novo ônibus para atendimento às crianças do Programa AABB Comunidade, e, sempre apoia as iniciativas da Secretaria, mobilizando toda a Administração Municipal. Isso é muito importante, pois expande nosso trabalho a novos horizontes’, afirmou Giuzaina.

Nas escolas, o trabalho está sendo conduzido pelo Conselho Tutelar. Esta semana estão sendo visitadas a EE Salime Nacif, EE Antônio Wellerson, EE de Manhuaçu, EE Renato Gusman e EE João Xavier da Costa. Nos próximos dias, as escolas dos distritos também devem ser atendidas com esta orientação.

Já o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) conduzem as ações junto às instituições sociais que integram a rede de proteção à criança e adolescente no município. Entre elas, a comunidade Bom Jesus de Realeza; AABB Comunidade; Associações de Mulheres de São Pedro do Avaí, Pais e Mestres do Colégio Tiradentes, Pequeninos do Reino, B. São Vicente, Vila Boa Esperança, São Sebastião do Sacramento e APAE; PROIN (Projeto Integrar); Abrigos Institucionais DAREI e Casa Lar; FUMAPH; CAF (Centro de Apoio à Família); Igreja Católica B. Santa Luzia, Chácara Rainha da Paz e Escola Municipal Ponte da Aldeia.

ESCOLA ESTADUAL DE MANHUAÇU

Na Escola Estadual de Manhuaçu, as conselheiras tutelares palestraram para turmas dos Ensinos Fundamental e Médio, na manhã desta quarta-feira, 15/05. 

Na oportunidade, a Vice-diretora Jussara Nacif, acompanhada dos professores Vinícius Rezende, Antônio Pinheiro, Adriana, Michele, Daniele e Kênia, se pronunciou, destacando a atenção da instituição de ensino com este movimento em defesa da vida e o compromisso da escola com a formação plena dos jovens.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi estabelecido com o objetivo de mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos.

A data foi escolhida porque, em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do crime, conhecido como o ‘Caso Araceli’, e a forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, instituiu-se esta data, com a aprovação da Lei Federal nº. 9.970, no ano 2000.

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.