Portal Caparaó - Atlética Estudantil de Martins Soares faz campanha histórica
Esportes

Atlética Estudantil de Martins Soares faz campanha histórica

10/07/2019 - Atualizado em 10/07/2019 08h26

MARTINS SOARES (MG) - Foi realizada na última semana do mês de junho a Etapa Regional do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) na cidade de Governador Valadares com representantes de 78 municípios que venceram a primeira etapa dos Jogos nas suas respectivas regiões.

Entre esses municípios estava também a cidade de Martins Soares, representada nas modalidades futsal feminino e xadrez. O município vem se destacando na última década na Superintendência de Manhuaçu com resultados expressivos no futsal feminino. Desde o final de 2018, a Escola Estadual de Martins Soares com a comunidade local e o apoio da Prefeitura Municipal montaram o Projeto AEM (Atlética Estudantil Martinsoarense) que consiste em uma maior organização e desenvolvimento das modalidades a serem praticadas no JEMG.

A equipe de futsal feminino módulo 2 foi o grande carro-chefe da AEM na Temporada 2018-2019. Foram 21 jogos disputados entre amistosos e jogos oficiais, com a incrível marca de 20 vitórias, tendo marcado 123 gols e sofrido apenas 12 gols. A formação dessa equipe se deu através de uma base campeã com meninas da cidade de Martins Soares que foram reforçadas por jogadoras que se destacam em cidades vizinhas e vieram morar e estudar em Martins Soares.

Kailany Savi, capitã da equipe e uma das principais contratações, da equipe comentou sobre o desafio encontrado por ela em Martins Soares: “Foi uma experiência única em minha vida. Digo para quem pensa em vir para esta cidade participar desse projeto, que é uma oportunidade muito boa, que pode abrir várias portas para quem sonha em ser jogadora”.

Quem também guardará com carinho essa temporada é a goleira Ana Clara Gamito. Ela conseguiu uma incrível marca de 11 partidas consecutivas sem ser vazada. Ana comentou sobre a relação entre as jogadoras da cidade e os reforços: “As meninas que vieram para reforçar o time foram peças importantes para o nosso projeto. Espero que o projeto continue, eu amo fazer parte da família AEM”.

Gislaine Lacerda, camisa 10, craque da equipe e artilheira na temporada com 29 gols, encerra sua participação defendendo a Escola de Martins Soares com 09 medalhas conquistadas, feito histórico para a cidade. Giih (como é conhecida carinhosamente) faz um resumo sobre esse período de sua vida: “Essa experiência de ter participado 6 anos de JEMG foi incrível. Para mim foi uma honra ter participado da Atlética, ter  disputado  competições  ao  lado  de  pessoas  guerreiras,  sonhadoras. Aprendi  muito  sobre  lidar  com  pressão,  meus  treinadores  sempre acreditaram  na gente e isso ajudou bastante”.

Além do feito inédito no Futsal, houve a campanha surpreendente no Xadrez com o aluno Willian Júnior. Como parte do projeto da Atlética, ele com mais cinco alunos foram para participar do torneio de Xadrez do JEMG em Manhuaçu. Willian conseguiu se classificar para a Fase Regional dos Jogos chegando em 2º lugar em Governador Valadares, o que faz dele o primeiro aluno da história de Martins Soares a se classificar para o Campeonato Mineiro Escolar.

Willian  conta  a  fórmula  de  seu  sucesso:  “No  começo  não  estava  a  fim  de participar, mas acabei animando depois. Quando percebi que ia participar do JEMG, comecei a treinar em média umas 5 horas por dia, fui aprendendo novas técnicas, estratégias. Confesso que não esperava chegar tão longe”.

Ao lado do professor de Educação Física Diógenes Jordão, o professor Yuri Virtuoso  é  o  grande  responsável  pela  idealização desse projeto. 

Praticamente chegando ao final da 1ª Temporada, Yuri traça um resumo das etapas vivenciadas até aqui: “O projeto da AEM foi um verdadeiro sucesso. Através dele mantivemos nossa tradição na Fase Microrregional do JEMG, com o Hexacampeonato no Futsal Feminino Módulo I e Tricampeonato no Módulo II, além da conquista de 2 medalhas em nossa primeira   participação   do   xadrez.   Conseguimos   ainda   a   medalha   de   prata   e consequente classificação para a fase estadual no Xadrez, além da medalha de prata no Futsal Feminino Módulo II com uma bela campanha em toda a competição. E como a verdadeira cereja do bolo, encaminhamos quatro atletas para uma forte equipe de futebol feminino do estado. Tal desempenho logo no início nos motiva cada vez mais a continuar e ampliar ainda mais nosso projeto; da mesma forma que tais resultados motivam nossos atuais parceiros a continuar conosco, pois foram fundamentais para a execução do projeto, bem como novos parceiros serão de enorme ajuda para a continuidade destes sonhos de crianças e adolescentes que buscamos realizar!”.

Uma das empresas que apoiam esse projeto é o Sicoob Credicaf através do gerente da agência de Martins Soares, Jocimar Lopes. “Sempre digo que gostamos de patrocinar bons projetos e este superou as expectativas. É muito bom ver nosso município tão comentado em virtude de um empreendimento esportivo capaz de encantar e mexer com os sentimentos de tantas pessoas. É bom ver jovens trilhando caminhos que edificam, longe das armadilhas negativas da vida. Em nome do Sicoob agradeço a cada um da equipe por representar tão bem nossa região e honrar nossa marca” expõe o gerente Jocimar.

A iniciativa teve apoio das empresas de Martins Soares: Prefeitura de Martins Soares, Escola Estadual de Martins Soares, Sicoob, Mercado Central, Stúdio Di Funcional, MDM Presentes, Éder Vereador, Eulália Flores, Nelk Contábil, Ótica Estilo, Papelaria Papelut, Rural Campo Agropecuária, Vidraçaria Mega Vidros, Açougue do Bil, Casa da Pizza, Central Gás, Comercial Marra, FJ Sports, Horti-Fruti Batalha, Jomárcia Modas, Mazzuca Lanches, Padaria Pedacinho de Minas, Restaurante  Labareda,  MM  Designer  Gráfico,  Center  Fitness  Academia,  Robinho Turismo, Pan Sports e Portal Caparaó.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.