Portal Caparaó - Polícia Civil de Manhuaçu apreende 50 quilos de maconha
Segurança

Polícia Civil de Manhuaçu apreende 50 quilos de maconha

17/02/2007 - Atualizado em 21/02/2007 11h24

A Polícia Civil de Manhuaçu conseguiu apreender mais 50 quilos de maconha, cinco veículos, quatro imóveis na seqüência da Operação Parada Certa, em Ouro Fino, no Sul de Minas, nesta sexta-feira. Romildo Moura do Nascimento, Douglas Daniel Fernandes, Paulo Francisco Pires e Viviane Custódio de Souza foram presos numa chácara no bairro de Taguá, na zona rural.

 

Quando todos acreditavam que a investigação policial sobre a rota do tráfico de drogas para a região Leste de Minas havia acabado, o Delegado Getúlio Vargas Lacerda surpreendeu o grupo no sul do estado. “Deixamos pensarem que estávamos parados e continuamos investigando. Não sabiam que foi justamente isso que nos ajudou a encontrá-los”, afirmou.

A operação foi montada desde a manhã de sexta-feira. À noite, com auxílio de cães e vários policiais, os delegados da Seccional de Ouro Fino João Euzébio da Cruz e de Tóxicos da Regional Manhuaçu Getúlio Lacerda investiram contra a chácara em que o grupo concentrava as ações de distribuição de drogas.

Foram apreendidos cerca de 50 quilos de maconha, um Gol, um Fiorino, um Corsa, uma Saveiro e uma motocicleta. “Encontramos balança de precisão, celulares e vários documentos da contabilidade da droga”, explica João Euzébio. O delegado calcula que chegavam cerca de mil quilos de maconha por mês para o grupo.

DO SUL AO LESTE

Getúlio Lacerda afirma que Ouro Fino era a entrada das drogas para a distribuição em Minas Gerais. Foram sete meses de investigações. A delegacia seccional havia apreendido cinco quilos de maconha e começou a levantar a utilização de chácaras na zona rural da cidade para a chegada de drogas a partir de São Paulo. “Com a prisão do Cláudio Moura Nascimento e mais sete pessoas em Ipatinga e Manhuaçu com 22 quilos de maconha passamos a procurar a origem da droga”, conta Lacerda.

Depois de prender mais quatro envolvidos com a distribuição das drogas em Ubá, Timóteo e Raul Soares, Getúlio contou que começaram a rastrear o irmão de Cláudio. Romildo Moura Nascimento havia escapado do cerco em dezembro.

“Cruzamos os dados sobre a vinda dele para o sul de Minas com as investigações da seccional de Ouro Fino. Foi assim que concluímos que a rota começava por aqui”, explica Getúlio.

Apesar da prisão dos quatro na chácara, o chefe do tráfico na cidade acabou escapando. Luís Cláudio Ferreira, o Cacá, conseguiu fugir em meio a um matagal. “Ele era conhecido em Ipatinga e em Manhuaçu. Pelo que levantamos, era o Cacá que fazia a ligação entre a Rota Caipira em São Paulo e Minas Gerais”, garantiu.

A famosa “Rota Caipira” é conhecida como a estratégia utilizada por esses grupos para distribuir entorpecentes em todo o interior de São Paulo e a partir daí para outros estados.

“Os entorpecentes, fornecidos principalmente pelo Paraguai, são transportados de avião e helicóptero para o interior de São Paulo. As aeronaves pousam para descarregar os pacotes nos chamados carreadores, estradas estreitas abertas pelos usineiros para a operação das colheitadeiras nos canaviais”, explica Getúlio.

Segundo o delegado, já existem 14 pessoas presas, nove veículos apreendidos, quatro imóveis e quase cem quilos de drogas. “Vamos pedir o seqüestro dos imóveis utilizados para o tráfico aqui em Ouro Fino e em Ipatinga”, afirma o Delegado João Euzébio.

Em Ipatinga, a casa do chefe do tráfico foi avaliada em 450 mil reais num condomínio de classe alta da cidade, além de dois terrenos de 70 mil reais que a polícia localizou.

PRIMEIRAS AÇÕES

Em dezembro, a apreensão de oito quilos de maconha em Manhuaçu, possibilitou a localização de mais 12 quilos da droga, no residencial Porto Seguro, próximo a Ipatinga. Foram presos o ex-presidiário Cláudio Moura do Nascimento, 34, e sua esposa, Sueli Duarte Rodrigues Nascimento, 39, além da apreensão de vários bens de Cláudio, que já cumpriu pena por tráfico de drogas recentemente. Há cerca de quatro anos, ele foi preso com mais de 20 quilos da droga, na região do bairro Bom Jardim, no Vale do Aço.

No mesmo dia, em Manhuaçu, a Polícia Civil prendeu Anecir José de Freitas, o Grande, que já cumpriu pena por envolvimento com drogas. Walter Júnior Lana, o Juninho de Reduto, preso no caso dos tratores em 2006; Edson de Oliveira Filho, o Edinho; e Renato Lana. Todos foram acusados pela Polícia Civil de participarem do esquema de distribuição de drogas.

No dia 1º de fevereiro, mais um braço da quadrilha foi desarticulado. Valdeci Cayres Pizza, de Timóteo; Getúlio César da Silva e Júlio César da Silva, de Raul Soares; e Giliard Ferreira, de Ubá, foram apontados como integrantes da mesma quadrilha.  Foram apreendidos uma moto e um gol.

Apesar de ter conseguido desarticular uma das principais rotas de fornecimento de drogas para a região, o Delegado Getúlio Lacerda diz que ainda faltam três elementos para serem presos.

Além dele, os policiais Linhares e Ernesto estão em Ouro Fino, a 780 km de Manhuaçu, desde quinta-feira.   Carlos Henrique Cruz - Todos os Direitos Reservados - Portal Caparaó - 12:33 - 17/02/07 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.