Portal Caparaó - Comemorações marcaram os 56 anos do 11º Batalhão de Polícia Militar
Entretenimento

Comemorações marcaram os 56 anos do 11º Batalhão de Polícia Militar

15/08/2019

MANHUAÇU (MG) – O 11º Batalhão de Polícia Militar encerrou as comemorações dos 56 anos de existência com atividades religiosas e culturais.

Na quinta-feira, dia 08/08, aconteceu o culto evangélico organizado pela AMEM (Associação dos Ministros Evangélicos de Manhuaçu) e muito prestigiado por toda a comunidade.

Foi um momento especial, onde os militares, familiares e toda a comunidade puderam se reunir  na sede do Batalhão para glorificar ao Senhor pela existência do 11º BPM em Manhuaçu e região e pedir à Deus a proteção e sabedoria necessária aos seus integrantes.

Já no dia 09/08, sexta-feira, houve o encontro de veteranos. Foi realizado um café e entregues homenagens aos militares do Curso de Formação de Soldados de 1971, que com muito esforço ajudaram a construir o prédio onde hoje funciona a sede do 11º Batalhão.

Cera de 200 pessoas, entre militares veteranos  e familiares prestigiaram o evento.

No dia 10/08, sábado pela manhã, houve a missa em ação de graças aos 56 anos, coordenada pela Paróquia de São Lourenço.

Militares, familiares e toda a comunidade fizeram questão de prestigiar a missa campal realizada no pátio da Unidade.

A noite do dia de aniversário foi encerrada com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais com participação da Banda de Música do 11º BPM, que encantou a todos os presentes.

Nesta noite, o Comandante do 11º Batalhão, Tenente Coronel Franco, homenageou personalidades civis que atuam em parceria com a Instituição, na busca contínua pela paz social e da melhoria da qualidade de vida da comunidade em que estão inseridas.

Os homenageados foram:  Deputado Federal Subtenente Gonzaga, a Câmara Municipal de Manhuaçu, sendo representada pelos vereadores: Presidente João Gonçalves Linhares Júnior “Inspetor Juninho Linhares” e os Vereadores Paulo Altino, Cabo Ferreira, Professor Giovanni, Administrador Rodrigo, Rogerinho e Gilsinho, prefeito de Mutum, João Batista Marçal Teixeira,  prefeito de São João do Manhuaçu, Sérgio Lúcio Camilo, procurador do trabalho em Manhuaçu, Doutor Adolfo Silva Jacob, Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Manhuaçu – Sindicomércio, Henrique César De Oliveira, Clínica Veterinária Auquimia, Alisson Carlos Venâncio (Borracharia Manhuaçu), Marco Antônio Andrade (André Chaves), Gabriel Gonçalves de Paula (Mix Energia) e Devaldo Luiz da Silva (Pesque Pague).

HISTÓRIA

Responsável pela manutenção da ordem pública na região vertente ocidental do Caparaó, em 10 de agosto de 1963 nasce imponente na cidade de Manhuaçu o nosso "Sentinela do Caparaó", nome carinhoso que adquiriu devido a participação efetiva da Unidade Policial Militar durante a guerrilha do Caparaó.

O Batalhão ocupou inicialmente as instalações do antigo ginásio Manhuaçu, depois foi transferido para um galpão da rede ferroviária federal, denominado “Batalhão Velho”, até que finalmente teve sua sede atual construída, possibilitando uma estrutura de trabalho a altura dos serviços prestados por sua tropa.

O 11º BPM tem em seu estandarte os seguintes dizeres: AD AUGUSTA PER ANGUSTA! Expressão em latim que significa: “às coisas excelentes pelos caminhos estreitos ou caminhos difíceis, missões mais nobres”. Denotando aos feitos dos bravos guerreiros que até hoje ajudam a escrever a história da nossa gloriosa Unidade Policial Militar.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.