Portal Caparaó - SAAE Manhuaçu desenvolve projeto de reflorestamento
Geral

SAAE Manhuaçu desenvolve projeto de reflorestamento

13/11/2019

MANHUAÇU (MG) - Sabendo que as nascentes têm um fundamental papel no meio ambiente, o SAAE Manhuaçu iniciou nesta semana, o trabalho de reflorestamento que começou pela nascente do Ribeirão Manhuaçuzinho.

A atividade tem como objetivo proteger as principais cabeceiras que fornecem água e abastecem a cidade. As mesmas, também são fonte de vida para outros organismos. Para que as nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno e conservar a qualidade da água para o consumo. Por isso, o SAAE lançou o projeto com a intenção de melhora dos aspectos qualiquantitativos do curso d’água (devido a sua alta importância para o Município).

O diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, relatou que a proposta é realização de um trabalho amplo e extenso de educação ambiental. “O local determinado a princípio foi o Ribeirão Manhuaçuzinho, principal manancial de abastecimento público de Manhuaçu. Mas outras nascentes ou vazões formadoras deste curso d’água também serão reflorestadas,” completou Luiz. Ainda está incluído, o reflorestamento próximo a captação de água do Bairro Lajinha.

A vegetação do entorno das nascentes tem a capacidade de minimizar os efeitos devastadores de enxurradas e os processos erosivos, além de purificar o ar, filtrar os poluentes e auxiliar na regulação do ciclo da água.

ENRIQUECIMENTO DA VEGETAÇÃO       

Estão sendo plantadas espécies nativas da região, que geralmente são divididas em pioneiras e espécies secundárias. Um espaço mínimo de 30 metros de distância está sendo respeitado, para que a renovação da vegetação junto à nascente aconteça de maneira natural.

Imprensa SAAE Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.