Portal Caparaó - Colheita e COVID-19: Manhuaçu prepara cartilha com orientações para cafeicultores
Agronégocios

Colheita e COVID-19: Manhuaçu prepara cartilha com orientações para cafeicultores

15/04/2020 - Atualizado em 16/04/2020 07h01

MANHUAÇU (MG) - Com a chegada do período da safra, a Prefeitura de Manhuaçu, EMATER e entidades que atuam com produtores e trabalhadores rurais elaboram cartilha de orientações para prevenção ao novo coronavírus na colheita do café.

Para a definição dos preparativos para esta publicação, a Prefeita Cici Magalhães acolheu os representantes destas instituições que atuam junto às famílias rurais, em reunião realizada no salão da Prefeitura, na manhã desta terça-feira, 14/04.

Também presentes os Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Flânio Alves, e de Planejamento, Dra. Anna Carulina Lopes Pinto; Chefe de Gabinete e Presidente do Conselho M. da Mulher, Sandra Cerqueira; Coordenadoras Ana Paula Fernandes (Vig. Epidemiológica), Lorena Gonçalves (Vig. em Saúde) e Ana Paula Amaral (Vig. Sanitária); Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho de Carvalho, e extensionistas Thiago Braga e Paulo César (PC), e o Presidente da SCA-MG (Associação de Cafés Especiais), Alexandre Junqueira Leitão, além de diretores do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu e representantes de fazendas cafeeiras.

No decorrer da reunião, foram apresentados e debatidos item à item relacionados aos procedimentos, tanto obrigatórios quanto recomendados, para a segurança de todos os trabalhadores que atuam na panha do café, com total observância na legislação em vigor.

‘Este material tem por objetivo ajudar o produtor rural a passar por esse momento de crise, e fazer sua colheita de modo seguro sem a disseminação do vírus’, reforçam os organizadores.

A cartilha apresentará de forma objetiva os cuidados a serem tomados em todas as etapas, como: a espera nos pontos pelo transporte até as fazendas; o transporte; a desinfecção do veículo; dentro da propriedade: o embarque, desembarque, a panha, as refeições, alojamentos, banheiros e o pagamento; a contratação de mão-de-obra, e questões afins.

Em razão de a colheita já se iniciar na região, a cartilha deverá ser concluída e distribuída ainda esta semana pela Administração Municipal, EMATER e instituições representativas do meio rural.

Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.