Portal Caparaó - Lançada cartilha para cafeicultores sobre prevenção ao COVID-19 em Manhuaçu
Agronégocios

Lançada cartilha para cafeicultores sobre prevenção ao COVID-19 em Manhuaçu

24/04/2020 - Atualizado em 24/04/2020 13h55

MANHUAÇU (MG) - Já está pronta e em divulgação pela Prefeitura de Manhuaçu, EMATER e instituições do meio agrícola a cartilha contendo orientações para prevenção do novo coronavírus na colheita do café de Manhuaçu e região.

Para a consolidação da iniciativa, foi realizada reunião no Paço Municipal, envolvendo a Prefeita Cici Magalhães; Secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Flânio Alves, e de Planejamento, Dra. Anna Carulina Lopes Pinto; Chefe de Gabinete e Presidente do Conselho da Mulher, Sandra Cerqueira; Coordenadoras Ana Paula Fernandes (Vigilância Epidemiológica), Lorena Gonçalves (Vigilância em Saúde) e Ana Paula Amaral (Vigilância Sanitária); Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho de Carvalho, e extensionistas Thiago Braga e Paulo César (PC), e o Presidente da SCAMG (Associação de Cafés Especiais), Alexandre Junqueira Leitão, além de diretores do Sindicato dos Produtores Rurais e representantes de fazendas cafeeiras. Na ocasião, foram definidas questões relacionadas ao conteúdo e formato da publicação.

Após a reunião, durante a semana, foi criado grupo de WhatsApp reunindo os representantes das instituições que integram esta iniciativa, com a proposta de aprimorar a publicação, ouvindo e adaptando as sugestões de quem atua com as famílias rurais no cotidiano. Feito isto, a EMATER e a SECCOM (Secretaria de Comunicação Social) procederam com a edição e finalização do projeto.

Com linguagem clara e ilustrações, a cartilha informa sobre os procedimentos, tanto obrigatórios quanto recomendados, para a segurança de todos os trabalhadores que atuam na panha do café, em estrita observação da Legislação e dos órgãos de Saúde.

Na cartilha, todos os momentos que envolvem o trabalhador na lide da colheita são relacionados, como: a espera nos pontos pelo transporte até as fazendas; o transporte; a desinfecção do veículo; providências a serem tomadas na propriedade: embarque, desembarque, panha, refeições, alojamentos, banheiros e o pagamento; a contratação de mão-de-obra, entre outros pontos.

Distribuída eletronicamente, principalmente via WhatsApp e redes sociais, a cartilha também pode ser impressa para afixação em locais estratégicos para a informação e conscientização dos cafeicultores.

BAIXE A CARTILHA AQUI

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.