Portal Caparaó - Morador de Caparaó tem morte confirmada por Covid-19
Geral

Morador de Caparaó tem morte confirmada por Covid-19

21/05/2020 - Atualizado em 22/05/2020 10h10

CAPARAÓ (MG) - Um morador de Caparaó morreu em decorrência de seu quadro de saúde agravado pelo Novo Coronavírus (COVID-19). A informação foi divulgada nas redes sociais da Prefeitura daquela cidade nesta quarta-feira, 20/05.

Segundo informações do Departamento de Vigilância em Saúde local, trata-se de paciente do sexo masculino, idoso (84 anos) e que já apresentava outras quatro condições clínicas, sendo que uma delas o levou a ser internado na Casa de Caridade de Carangola há mais de um mês, onde permanecia desde então.

“Após o falecimento, a Secretaria Municipal de Saúde foi informada que o paciente testou positivo para COVID-19 e que, ao que tudo indica, contraiu o vírus no próprio hospital, sendo constatado que essa doença agravou o quadro clínico da vítima, que, como dito, já sofria de outras enfermidades”, destacou a nota oficial.

A declaração de óbito aponta como “causas mortis” (causas da morte) todas as cinco condições clínicas pelas quais o paciente padeceu, dentre elas, o Novo Coronavírus.

A Secretaria de Saúde esclareceu que os familiares e contatos do paciente foram orientados e isolados temporariamente do convívio social. Eles são acompanhados pela equipe responsável.

No documento, a “Prefeitura de Caparaó presta suas sinceras condolências aos familiares e amigos da vítima e reforça à população em geral sobre a necessidade de isolamento social, observância da etiqueta sanitária e o uso de máscaras de proteção em locais públicos”.

DADOS DA REGIÃO

Caparaó integra a microrregião de Carangola. Segundo o boletim da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu, são 99 casos confirmados até esta quarta-feira (20/05). Cinco óbitos foram atestados para Covid-19 e outros três estão sendo investigados. Doze mortes foram descartadas.

Os casos estão distribuídos da seguinte forma: São 64 na micro de Carangola e 35 na micro de Manhuaçu.

São 36 casos confirmados em Carangola; 18 em Manhuaçu; 13 em Espera Feliz; 8 em Tombos; 7 em Alto Jequitibá; 5 em Mutum; 3 em Fervedouro, Divino e Faria Lemos; 2 em Matipó. As cidades de São João do Manhuaçu, Lajinha, Santa Margarida, Pedra Dourada, Caparaó e Orizânia registraram um caso confirmado em cada.

Dos 99 casos, 57 pessoas são mulheres (58%) e 42 são homens (42%). 83% dos casos têm entre 20 e 59 anos.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.