Portal Caparaó - COVID-19: em videoconferência, Prefeita Cici e Governador Zema debatem Minas Consciente
Política

COVID-19: em videoconferência, Prefeita Cici e Governador Zema debatem Minas Consciente

21/05/2020

REDAÇÃO - Em videoconferência realizada na manhã de terça-feira, 19/05, a Prefeita Cici Magalhães, juntamente com prefeitos de cidades de outras macrorregiões do Estado, reuniu-se com o Governador Romeu Zema, quando foram tratadas questões relacionadas ao funcionamento do Programa ‘Minas Consciente’, que propõe a retomada da economia mineira durante a pandemia do COVID-19, a partir de regras para a abertura dos comércios e prestações de serviço.

Recentemente, Manhuaçu aderiu ao programa, a partir de decisão tomada pelo Comitê de ações e prevenção ao COVID-19 no município. Com isto, a regulamentação sobre o que funciona e o que não funciona durante a pandemia passou a ser determinada pelo Governo Estadual, a partir de critérios locais, como a quantidade de pessoas com suspeita de contaminação, pacientes contaminados e óbitos decorrentes desta doença.

MINAS CONSCIENTE

O plano setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada região do estado e a taxa de evolução da Covid-19.

Por meio do plano torna-se possível acompanhar em qual onda cada segmento está situado, os informes epidemiológicos do Coronavírus divulgados, diariamente, pela SES e a distribuição dos casos de Covid-19 pelo estado.

As ondas foram criadas através de dados estaduais. De forma responsável, o gestor local pode adaptar sua tomada de decisão à realidade econômica local, desde que devidamente justificado.

Ressalta-se que existe uma lista de setores econômicos, que devido ao seu grande risco de propagação da doença, compõe um grupo à parte, que só poderá ter suas atividades retomadas após normalização da situação pandêmica no Brasil.

SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

Na oportunidade, Cici e os demais prefeitos argumentaram sobre as dificuldades vivenciadas em cada município neste período de pandemia, os esforços para atender ao setor empresarial sem colocar a população em risco de contaminação, a necessidade de maior fiscalização e o reforço da prevenção junto aos moradores de cidades de menor porte, e assuntos afins.

O Governador ouviu as reivindicações, acompanhado do Secretário Geral Matheus Simões e do Secretário de Governo, Igor Eto.

Zema relatou que Minas Gerais apresenta um cenário mais favorável, com menores índices de contaminação do coronavírus, em comparação com outros Estados, graças aos inúmeros esforços que vêm sendo tomados nas cidades mineiras. O Governador anunciou ainda a aquisição de mais respiradores para atender à população.

Há a expectativa da publicação de novo Decreto Estadual nos próximos dias com alterações no programa, visando a retomada gradual do funcionamento do comércio. No entanto, a preocupação primordial dos órgãos de Saúde é evitar o aumento do número de casos, de modo que a estrutura de atendimento aos pacientes seja suficiente para a demanda.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.