Portal Caparaó - Presídio de Manhumirim tem dezenas de confirmações de Covid-19
Segurança

Presídio de Manhumirim tem dezenas de confirmações de Covid-19

28/06/2020 - Atualizado em 29/06/2020 08h57

MANHUMIRIM (MG) - O presídio de Manhumirim tem 43 detentos com coronavírus, até o sábado. A informação foi confirmada pelo diretor da unidade, Leonardo Proba. Neste sábado (27), familiares dos detentos fizeram uma manifestação no local, exigindo informações sobre o estado de saúde de seus parentes. 

Na semana passada, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que, ao todo, 98 detentos do estado tinham confirmação da doença, e estavam assintomáticos ou com sintomas leves. Neste sábado, o número mais que dobrou: são 210 presos contaminados em Minas.

De acordo com Proba, todos os protocolos exigidos pela Secretaria de Estado de Saúde estão sendo seguidos para evitar a propagação da doença no presídio. O local abriga cerca de 200 detentos e um levantamento de dados e nova testagem de presos estão sendo feitos. Os dados devem ficar disponíveis na segunda-feira (29). A Polícia Militar informou que cerca de 45 pessoas participaram do protesto, que ocorreu de forma pacífica.

Segundo a Sejusp, 210 pessoas que estão sob a custódia do sistema prisional mineiro testaram positivo para Covid-19. Além disso, a Secretaria informou em nota, que todos os detentos com confirmação para a doença, por meio do teste rápido, estão assintomáticos e sendo acompanhados pela equipe de saúde da unidade. Eles estão isolados dos demais e o Presídio, em quarentena, fica sem recebimento e saída de presos pelas próximas semanas.

210 DETENTOS NO ESTADO

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou, neste sábado (27), que 210 detentos do sistema prisional mineiro testaram positivo para coronavírus. O número representa um aumento de 114% dos casos nos presídios que, no dia 20 de junho, tinham 98 presos contaminados.

Deste total, apenas um detento está em prisão domiciliar. Os demais cumprem pena em unidades localizadas em Águas Formosas, Belo Horizonte, Divinópolis, Pitangui, Iturama, Manhumirim, Bocaiúva, Sete Lagoas, São Joaquim de Bicas, Ribeirão das Neves, Pompéu e Formiga.

Para resguardar os detentos, as visitas em presídios estão suspensas, os presidiários estão recebendo máscaras e as audiências estão sendo realizadas por videoconferência. As alas em que se encontram foram isoladas, desinfectadas e todos servidores e demais detentos do local usam máscaras de forma preventiva.

Morte de detento

No último sábado, a Sejusp confirmou a morte de um detento com Covid-19, no Presídio Inspetor José Martinho Drumond. Ele tinha 67 anos, e era cardiopata e hipertenso. O idoso foi internado na noite de segunda (15), recebeu o benefício da prisão domiciliar, mas morreu na quinta-feira (18). Ele cumpria pena desde 2014.

Ao todo, 34 detentos do tiveram resultado positivo para Covid-19 na unidade prisional, em outra ala. Até então, 33 destes presos estavam assintomáticos e um com sintomas leves.

Por Fernando Zuba e Pedro Chimicatti, G1 Minas — Belo Horizonte

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.