Portal Caparaó - Reunião em Martins Soares discute apoio a APAC
Geral

Reunião em Martins Soares discute apoio a APAC

05/06/2007 - Atualizado em 09/06/2007 09h37

O Presidente da Câmara Municipal de Martins Soares, Fernando Almeida de Andrade, reuniu se com autoridades e representantes da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), para iniciar as discussões em torno do apoio do município na reforma e melhoria da cadeia pública de Manhumirim. Participou do encontro o Prefeito Valdimir Roela da Silva Júnior, o juiz da vara criminal da Comarca de Manhumirim, Silvemar José Henrique, a Presidente da Comunidade Carcerária, Lucíula Rodrigues e o Presidente da APAC, Dário Veiga, além de vereadores e autoridades locais.

Na apresentação do que significa o Método Apac, foi apresentado um filme produzido pelo TJ/MG, como funciona o projeto na cidade de Itaúna/MG. O juiz Silvemar explicou por que é favorável à criação da Apac. “A iniciativa partiu da direção da Apac, que motivou a audiência para discutir a idéia com a comunidade de Martins Soares”. O objetivo foi alcançado, segundo ele, por que as autoridades se sensibilizaram com o projeto de reforma da cadeia pública de Manhumirim, que poderá transformar – se em uma sede da Apac, segundo o magistrado.

Já o Presidente da Câmara, Fernando Almeida disse que o projeto será desenvolvido pela Apac que contará com o apoio das cidades que compõem a comarca. Fernando ainda destacou o empenho do juiz que conclamou a comunidade a lutar pela organização da Apac mostrando que somente com uma participação de todos poder – se - á  trabalhar na ressocialização dos apenados que têm uma pena menor a cumprir. “O trabalho vai servir para que o condenado se recicle ou se especialize em determinada área e esteja preparado para voltar ao convívio familiar e social. Além disso, o magistrado está disposto a discutir a remissão da pena para cada período trabalhado”, explicou.

O Prefeito Valdimir Roela da Silva Júnior falou da importância do projeto, alertando que será um passo muito importante para os detentos e seus familiares e claro toda sociedade sai ganhando com esta nova metodologia de vida para os condenados pela justiça. Ele afirma que já visitou outras Apacs e gostou da forma como trabalham os encarcerados. Segundo ele, vai ser feito o possível para atender ao pedido da diretoria da Apac e do judiciário de Manhumirim.

Dário Veiga, Presidente da APAC, disse que o objetivo da diretoria é visitar todas as cidades da comarca e expor a grandiosidade da Apac. “O trabalho depende do apoio da comunidade porque os presos em sua maioria são das cidades da  comarca. Por isso é importante a participação de  todos no projeto”.

Ele também fala que a idéia é fortalecer o método usado em outros municípios onde tem dado certo. “Os critérios para a definição dos que estarão aptos a fazer parte desse projeto, serão aqueles que têm alguma aptidão para o trabalho, para quem tem penas mais curtas e que podem ser ressocializados em menor tempo. Assim, desocuparemos o nosso sistema prisional, que enfrenta hoje graves problemas de superlotação”, frisou o presidente.

Antônio José – 17:00 – 05/06/07

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.