Portal Caparaó - Quatro produtores da região selecionados no Prêmio Illy
Economia

Quatro produtores da região selecionados no Prêmio Illy

24/02/2007 - Atualizado em 27/02/2007 13h52

A relação dos 50 finalistas do “16º Prêmio Brasil de Qualidade do Café para Espresso” acaba de ser divulgada pela torrefadora italiana illycaffè. Minas Gerais foi maioria entre as amostras finalistas. Dos 50 selecionados, 49 são do estado, vindos de 27 diferentes municípios e, apenas uma é de São Paulo.

De acordo com o consultor científico da illy no Brasil e presidente da comissão julgadora do Prêmio, Dr. Aldir Alves Teixeira, a qualidade das amostras foi novamente muito alta. Os problemas climáticos sofridos em algumas regiões, a alta porcentagem de grãos verdes e o problema da seca, não impediram que a escolha dos finalistas fosse uma difícil tarefa, seja pela quantidade, ou qualidade das amostras. “Comparadas com o 15º Prêmio, o número de inscrições apresentou um crescimento de 17%, com 843 amostras inscritas”, revela o especialista.

Na região das matas de Minas quatro produtores foram classificados: quatro de Araponga: Antônio Bittencourt Ramos; Carlos Eduardo de Andrade; Edio Anacleto Miranda; e um de São João do Manhuaçu - Ednilson Alves Dutra.

É possível observar, também, que muitos dos finalistas desta edição participam pela primeira vez do Prêmio. São 18 novos produtores que passarão, a partir deste ano/safra, a fazer parte da lista de parceiros da illy, além de tornarem-se sócios do Clube illy do Café.

Depois dessa etapa preliminar de aprovação, as amostras passaram por uma nova fase de codificação (para que não seja possível o reconhecimento do produtor, nem da origem do café) e análise para definição dos dez primeiros classificados. Especialistas brasileiros e estrangeiros, no total de sete classificadores, dentre eles o presidente honorário da illycaffè, Ernesto Illy, farão as provas. A cerimônia de premiação, na qual serão revelados os vencedores, está marcada para 2 de março de 2007.

O Prêmio Brasil de Qualidade, promovido anualmente pela illycaffè, foi a primeira iniciativa estruturada para estimular uma mudança de mentalidade na cafeicultura nacional, reconhecendo os melhores produtores do País, fator determinante para a transformação da cultura cafeeira de qualidade, há mais de uma década no Brasil.

Carlos Henrique Cruz - 24/02/07 - 10:01

Todos os Direitos Reservados ao Portal Caparaó e sites parceiros. 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.