Portal Caparaó - Coamma elege Vasco para presidência
Geral

Coamma elege Vasco para presidência

03/03/2007 - Atualizado em 08/03/2007 08h17

Cerca de 150 pessoas, entre representantes de associações de moradores e de conselhos comunitários, do poder público e de organizações não-governamentais estiveram reunidos, no último domingo, na sede da APRI (Associação de Promoção ao Idoso), durante o 8º Congresso do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma). O grande destaque foi mesmo a eleição da nova diretoria. Vasco Fernando é o novo dirigente da entidade pelos próximos dois anos.

Num dia de muita agitação, praticamente todas as associações de moradores de Manhuaçu estiveram presentes. O congresso do Coamma é conhecido por marcar o momento de debate de um tema importante para os bairros e distritos e eleger a nova diretoria.

A cerimônia de abertura foi marcada pelos pronunciamentos das autoridades. Além do presidente Benoni da Paixão (2005-2007), a mesa foi composta pelo Prefeito Sérgio Breder, a Presidente da Câmara Maria Imaculada, o vereador Gedival Breder, o assessor da administração Jaime Ferreira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Júlio Caetano e o chefe da assessoria de gabinete Juca Miranda. Na cerimônia apresentada pelo repórter Eduardo Satil, o pedido maior dos participantes foi de união.

Em seu discurso, o prefeito de Manhuaçu abriu o encontro chamando os líderes comunitários a se unirem em favor do município. Ele ressaltou o apoio que recebeu desde o início de seu atual mandato dos dirigentes de associações e conselhos e reiterou o desejo de continuar nesse sentido. “Eu gostaria de ver uma chapa única e cheguei a conversar com o Benoni e com o Vasco por que os dois são grandes parceiros nossos, mas isso é a democracia. Só espero que, independente do resultado, um chame o outro para trabalhar de forma unida”, ressaltou o prefeito na abertura dos trabalhos. Ele foi acompanhado nas falas dos vereadores que também manifestaram o desejo de uma composição única.

CIDADANIA

O encontro deste ano teve como tema a cidadania. O Coamma é reconhecido como órgão máximo do movimento e exemplo de democracia e participação popular. Segundo a secretária Maria de Fátima Segal, com experiência de vários mandatos na entidade, o objetivo do Conselho é congregar as associações de moradores para fortalecer suas reivindicações, através da união. “Tudo isto deve ser realizado sem que a associação perca sua autonomia administrativa”, ressaltou.

Ela referiu-se aos princípios democráticos básicos a respeito da união e racionalidade, que geram o real benefício social, atingido, segundo disse, através de um trabalho irmanado com o poder público.

Durante a tarde, o presidente Benoni da Paixão entregou placas de Cidadão Benemérito a personalidades que contribuíram para o trabalho do Coamma. A mais alta honraria do movimento comunitário foi entregue ao Padre Júlio Pessoa Franco (Diretor da Fundação Expansão Cultural – Rádios Manhuaçu AM, Nova FM e Jornal Tribuna do Leste), o advogado João Mansur, as lideranças SJ de Moraes e José Teixeira de Souza e o ex-prefeito Getúlio Vargas.

ELEIÇÃO

Na disputa não teve consenso. Duas chapas foram lançadas. A eleição envolvendo o então presidente Benoni da Paixão e o vice dele Vasco Fernando não foi agradável para ninguém, mas acabou compreendida como um marco no movimento em favor da democracia e participação.

Estavam aptas a votar as associações com freqüência constante no Coamma e os membros dos departamentos que integram o movimento. O resultado foram 41 votos para Vasco e 27 para Benoni.

A nova diretoria foi empossada na mesma ocasião. Além do presidente, foram escolhidos: José Renato Tavares Valente (1º vice), José Walter Felício (2º vice), Maria de Fátima Mayrinck (1ª secretária), Marinez Bragança (2ª secretaria), Geraldo Moreira (1º tesoureiro) e Juarez Machado Dias (2º tesoureiro). Os conselheiros são: Josenir Cristino Knupp, João Eduardo Ferreira, José Nogueira, Francisco Cerqueira, José Cassimiro de Souza e José Eduardo de Souza.

Vasco destacou que sua meta agora é concluir as obras da sede própria e iniciar o projeto de oferta de cursos de informática pelo Coamma. Sobre a disputa, ele explica que havia um combinado de que ele seria o candidato nessa eleição, já que foi o vice de Benoni em 2005. De qualquer forma, ele destacou que agora é hora de todos trabalharem juntos: “Ninguém é mais importante que ninguém. A individualidade de cada qual é importante quando soma, para que o Coamma seja forma e decisivamente o mais importante. Temos que estar todos unidos em prol de nossas comunidades!”.

Carlos Henrique Cruz - 02/03/07 - 21:12

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.