Portal Caparaó - Prêmio Ernesto Illy recebe inscrições das Matas de Minas
Agronégocios

Prêmio Ernesto Illy recebe inscrições das Matas de Minas

23/08/2012 - Atualizado em 23/08/2012 11h32

Produtores da região já foram premiados em outras edições do Prêmio Illy

Pela primeira vez com uma versão regional, que inclui uma categoria específica para a Matas de Minas, o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade para o Café Espresso tem recebido inscrições de cafeicultores da região. O primeiro e o segundo melhores colocados receberão uma premiação em dinheiro e um diploma. Na região, há produtores dos municípios Manhuaçu, Alto Caparaó, São João do Manhuaçu, Luisurgo, Caratinga, Araponga, Dom Viçoso, Ervália, entre outros.

Os produtores de café das Matas de Minas interessados em participar deste que é o maior prêmio da cafeicultura, já em sua 22ª edição, têm até o dia 21 de setembro para enviar suas amostras de 1 kg de café. O regulamento completo e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site www.clubeilly.com.br.

As amostras deverão ser da safra corrente (2012/2013), representativas de um lote mínimo de 100 sacas e máximo de 600, da espécie Coffeaarabica, preparadas por via seca (café natural) ou por via úmida (cereja descascado ou despolpado).

As amostras finalistas do Prêmio Illy Regional também concorrerão ao Prêmio Illy Nacional, que premiará 40 produtores finalistas. Dentre eles, serão selecionados os cinco vencedores nacionais.

22º Prêmio Ernesto Illy

A trajetória da torrefadora italiana illycaffè no Brasil começou em 1991, quando a empresa buscava grãos para compor seu exclusivo blend. Ao encontrar um mercado que comercializava café apenas como commodity, pouco valorizado e com qualidade inferior, a illycaffè acreditou no potencial do País e de seu café.

Escreveu-se então um novo capítulo na história da cafeicultura brasileira. As visitas realizadas pelo Dr. Ernesto Illy pelo interior do País provaram aos cafeicultores que existia um mercado disposto a comprar e pagar mais por um produto superior. A presença e o incentivo da illycaffè fortaleceram novamente a cadeia produtiva, oferecendo ferramentas e mecanismos para desenvolver esse tipo de produto. Além de investir em conhecimento em torno do melhor grão, a illycaffè optou por reconhecer o árduo trabalho dos produtores que abraçaram seus princípios de qualidade e sustentabilidade.

Há 22 anos, nascia aquele que seria conhecido como um dos mais importantes prêmios de qualidade do país: o “Prêmio Brasil de Qualidade do Café para Espresso”. Desde 2008, o concurso leva o nome de Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, em homenagem ao falecido presidente honorário da empresa, Ernesto Illy. Atualmente em sua 22ª edição, o prêmio já soma cerca de R$ 4,2 milhões distribuídos a mais de mil produtores de café.

A partir de 2012, além da premiação nacional, também é realizado o Prêmio Ernesto Illy — Regional, a fim de proporcionar uma maior participação de produtores de todo o País. Dois cafeicultores finalistas são selecionados em cada um dos 10 Estados ou regiões: Espírito Santo; Minas Gerais (subdividido em Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas); região Centro-Oeste; região Norte/Nordeste; região Sul; Rio de Janeiro e São Paulo.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.