Portal Caparaó - Beatriz Almeida lança o livro Travessias
Entretenimento

Beatriz Almeida lança o livro Travessias

23/08/2012 - Atualizado em 23/08/2012 17h54

A professora Beatriz Almeida lançou no sábado, 18, na Escola e Faculdade do Futuro, o seu primeiro livro intitulado “Travessias”. A cerimônia da Academia Manhuaçuense de Letras foi prestigiada pelos acadêmicos, amigos, familiares e educadores. Vários ex-alunos também acompanharam o lançamento da obra.

Beatriz Almeida tinha o sonho de comemorar seu aniversário de 60 anos com o lançamento de um livro. Na obra com 95 páginas, a primeira parte conta suas memórias, passagens da vida, a família e sua a trajetória na educação.

Filha de professora e com irmãs professoras e diretora escolar, Beatriz cresceu num ambiente em que a educação esteve sempre presente nas discussões, nos projetos e como ela mesma cita: “respirava-se educação, amava-se educação”.

Em 1974, ao se casar com o Professor Flávio Almeida, mudou-se para Manhuaçu e, a partir daí, construiu uma história muito ligada ao ensino. Professora de Português e Literatura, viabilizou o sonho da Escola do Futuro que mais tarde abriu os caminhos para a Faculdade do Futuro.

Além de lembrar os filhos Guilherme e Flávia, Beatriz Almeida mostra um carinho muito grande com a cidade que a acolheu como cidadã honorária: “Como sou grata a Deus pelas amizades que construí, pelas montanhas que me encantam a vista, por este clima agradável, por essas pessoas que sabem receber e abraçar quem vem de outra cidade para compartilhar seus sonhos e sua vida”, escreveu sobre Manhuaçu.

A segunda parte do livro é dedicada a reflexões. São capítulos curtos e independentes que não interferem na compreensão como um todo. “Pode-se ler um capítulo, fechar o livro e refletir sobre o estar no mundo, nossa contribuição ao universo, a busca da felicidade e a razão de nossa existência. É uma forma de tornar a nossa travessia mais tranquila, lembrando sempre que estamos nas mãos de Deus e Ele é o nosso consolador”, resumiu a autora.

CERIMÔNIA FESTIVA

A cerimônia de lançamento foi promovida com a Academia Manhuaçuense de Letras, da qual Beatriz Almeida é integrante. Para a noite festiva, o Presidente Luiz Gonzaga Amorim transferiu a solenidade para a sede da escola.

Durante a noite especial, o presidente Luiz Amorim ressaltou que o lançamento de mais uma obra de autoria de acadêmicos é motivo de comemoração. “Hoje é um dia muito feliz para nós. A exemplo de outros acadêmicos, este livro é resultado do trabalho apaixonado de Beatriz Almeida. Ela sempre desenvolveu o ensino nas escolas públicas e particulares e deixou muitas sementes por esse Manhuaçu que caminhou”, concluiu.

VEJA AS FOTOS DO LANÇAMENTO

Para o companheiro e também professor, Flávio Almeida, o livro é a realização de um sonho de muito tempo. “Beatriz sempre batalhou pela educação. É um sonho que está realizando. Estou muito orgulhoso”, garantiu.

Ao final da cerimônia, Beatriz Almeida autografou o livro “Travessias” para o público presente.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.