Portal Caparaó - Dom Hélio: Bispo emérito foi sepultado em Caratinga
Geral

Dom Hélio: Bispo emérito foi sepultado em Caratinga

04/09/2012 - Atualizado em 04/09/2012 06h07

Encontro de Dom Hélio com o Papa João Paulo II é uma das imagens que ilustra a trajetória do bispo da Diocese de Caratinga, que faleceu na madrugada desta terça.

Dom Hélio Gonçalves Heleno

Dom Hélio Gonçalves Heleno, de 77 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira (04/09). Segundo laudo médico a causa da morte foi pneumonia grave, falência múltipla dos órgãos, insuficiência respiratória e infecção pulmonar. 

O velório de Dom Hélio acontece durante o dia de hoje, na Catedral São João Batista, em Caratinga, e seu sepultamento será realizado na cripta da Catedral, após a missa de exéquias, que será celebrada às sete horas da noite.

O bispo emérito estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) desde o último dia 17 de agosto, e foi diagnosticado com pneumonia. Uma nota enviada ontem (03/09) à imprensa pela assessoria de comunicação da Diocese de Catedral, afirmava que o quadro clínico de Dom Hélio apresentou uma piora, já que a atividade pulmonar do bispo estava com 30% da redução da capacidade normal.

O bispo diocesano Dom Emanuel Messias de Oliveira tornou pública com tristeza a notícia do falecimento de seu antecessor. Em nota enviada hoje à imprensa, a Diocese também manifestou gratidão a Deus pela vida e pelo fecundo ministério episcopal que Dom Hélio realizou por mais de trinta anos, e a todos que oraram pelo bispo emérito. 

A missa de corpo presente foi nesta terça, 04, às 19 horas na catedral de Caratinga. O sepultamento aconteceu em seguida.

HISTÓRICO

Dom Hélio Gonçalves Heleno foi o quinto bispo da Diocese de Caratinga.

Nasceu a 18 de maio de 1935 em Cipotânea. Filho de José Francisco Heleno e Maria Francisca de Almeida, fez seus estudos em sua terra natal e no Seminário Menor de Mariana. Cursou Filosofia (1955-1957) e Teologia (1958-1961) no Seminário Maior São José, também em Mariana.

Foi ordenado presbítero aos 3 de dezembro de 1961, em Mariana, por Dom Oscar de Oliveira. Na arquidiocese de Mariana foi vigário cooperador na paróquia de Entre Rios de Minas (1962-1965), pároco de São Pedro dos Ferros (1966-1971) e pároco de São Manoel, em Rio Pomba (1972-1978), onde também foi vigário forâneo.

Revalidou seus estudos filosóficos na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei, com registro em Filosofia, Sociologia e História em 1972. Foi eleito bispo diocesano de Caratinga, aos 27 de novembro de 1978. Recebeu a sagração episcopal aos 22 de fevereiro de 1979 em São Manoel do Rio Pomba. Tomou posse em Caratinga aos 24 de março desse mesmo ano. Seu lema episcopal é Propter Regnum Dei (Por causa do Reino de Deus).

No dia 16 de fevereiro de 2011 foi aceito seu pedido de renúncia, quando então tornou-se bispo emérito de Caratinga. No dia 4 de setembro de 2012 faleceu vítima de pneumonia grave, falência múltipla dos órgãos, insuficiência respiratória e sepse foco pulmonar.

Com informações da TV Super Canal Caratinga - Fotos Arquivo Portal Caparaó / Tribuna do Leste / Diocese de Caratinga

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.