Portal Caparaó - Capacitação de Conselheiros Tutelares debate Exploração Sexual Infantil
Geral

Capacitação de Conselheiros Tutelares debate Exploração Sexual Infantil

26/09/2012 - Atualizado em 26/09/2012 07h44

Uma iniciativa inédita para conselheiros tutelares da região ocorreu em Manhuaçu, na manhã do último sábado, 21. O Fórum Regional de Conselheiros Tutelares organizou a 1ª Capacitação de Conselheiros Tutelares da Microrregião de Manhuaçu, com o tema Exploração Sexual Infantil.

Ocorrido no auditório do Campus Ilha de Excelência da Facig, no B. Coqueiro, o encontro contou com expressiva participação de conselheiros tutelares das cidades vizinhas. A Mesa Diretora foi composta pela Coordenadora Institucional do Fórum Regional da Microrregião de Manhuaçu e Conselheira Tutelar de Caparaó, Cristiane Batista Breder; Palestrante Luciano Betiate, Sargento Marcos Goulart Diogo (11º BPM) e o Presidente do Conselho Tutelar de Manhuaçu, Danilo Barbosa.

No decorrer da solenidade de abertura, as autoridades se pronunciaram, mencionando a importância desta capacitação e os desafios existentes na sociedade, relacionados aos menores. Também foram relacionadas as dificuldades enfrentadas pelos conselheiros tutelares no dia-a-dia, na maioria das localidades, como as condições de trabalho, a indisponibilidade de veículos para o deslocamento de conselheiros – em razão de os carros estarem com problemas mecânicos, que demoram a ser resolvidos –, número insuficiente de conselheiros para atender as demandas locais, dificuldade de realização de viagens para a recondução de menores às suas cidades de origem, entre outras questões. Neste contexto, foi reiterada pelos presentes à capacitação a necessidade urgente de haver maior apoio das prefeituras para se resolver estas pendências. Em seguida, o Palestrante Luciano Betiate deu início à sua palestra, evidenciando a questão da exploração sexual infantil e a ação do Conselho Tutelar.

Os conselheiros tutelares atuam no cotidiano com problemas sérios existentes na sociedade, como a exploração sexual e do trabalho infantil, o desafio das crianças pedintes nas ruas, entre outras atividades relacionadas aos menores.

Sobre esta primeira capacitação, o Presidente do Conselho Tutelar de Manhuaçu, Danilo Barbosa, mencionou que “É com alegria que recebemos conselheiros tutelares da microrregião de Manhuaçu. É um evento importante, principalmente, porque há alguns dias mencionávamos que, às vezes, a população não conhece as funções dos conselheiros. Então, estamos aqui, integrando esta rede de assistência social para este curso de capacitação, para que a cada dia possamos aprender mais sobre a nossa função. [...] Não temos em nosso Estado muitas capacitações para os conselheiros. Uma vez que o encontro acontece em nossa região, é uma oportunidade de melhorarmos nosso trabalho”, destacou Danilo.

Organizadora desta inédita capacitação, Cristiane Batista Breder, Coordenadora Institucional do Fórum Regional da Microrregião de Manhuaçu e Conselheira Tutelar de Caparaó, ressaltou que o encontro é positivo em diversos aspectos, inclusive quanto à proposta de se reforçar o elo com as prefeituras, para que as reivindicações dos conselhos tutelares de cada município possam ser atendidas. “É uma satisfação imensa proporcionar esta capacitação em Manhuaçu, expondo nossas dificuldades em nosso trabalho e buscando maior apoio das prefeituras aos conselheiros. [...] Entre os maiores desafios enfrentados pelos conselheiros tutelares, estão a violência sexual e abandono de incapaz, entre outras situações. São problemas reais existentes na região, e, precisamos de muito apoio das nossas Comarcas para que soluções possam ser efetivadas. [...] Os municípios devem oferecer a estrutura necessária para que os conselhos funcionem. Infelizmente, nossa demanda é muito grande. Temos muito trabalho a ser feito. Não queríamos um cenário assim, porque, isto significa que nossas crianças estão expostas a maus tratos, e, se não tivermos as condições de trabalho adequadas, como poderemos prestar este serviço? [...] Neste primeiro encontro, temos como tema a Educação Sexual, com ênfase na exploração infantil, e esclarecimentos sobre a nova Lei, que entrou em vigor em Julho”, comentou a Coordenadora Cristiane Batista Breder.

A organização desta 1ª Capacitação de Conselheiros Tutelares registra o agradecimento às instituições e empresas que apoiaram esta iniciativa. São elas: Prefeituras de Lajinha, Caputira, Manhuaçu, Caparaó e de Reduto, 11º Batalhão da Polícia Militar, Nova Gráfica, Armazéns Gerais de Caparaó, Armazéns Gerais Caparaó, Supermercado Marambaia e Sicoob (Caparaó), Restaurante Xakibão, Manhuaçu Center Hotel, Laboratório São Lourenço, CNA Manhuaçu, Bis Motel, Coocafé Manhuaçu, Eq-Terra, Café Brasil, Grupo Gardingo (Matipó), e aos senhores Renê, Ronaldo Gripp e José Gomes.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.