Portal Caparaó - Manhumirim inaugura Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo
Agronégocios

Manhumirim inaugura Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo

22/11/2007 - Atualizado em 23/11/2007 17h41

“Manhumirim dá um belo exemplo daquilo que pode ser feito para proteger o meio ambiente de maneira concreta juntando as vontades da Prefeitura, da Câmara e da população”. O elogio é do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável José Carlos Carvalho durante a solenidade de inauguração da Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo de Manhumirim, na manhã desta quarta-feira.

VEJA VÍDEO 

A cerimônia de entrega oficial do novo benefício foi realizada no Córrego Pirapetinga. A Usina “São Francisco de Assis” foi construída num terreno de seis alqueires adquirido pela Prefeitura de Manhumirim por 200 mil reais e demandou um investimento de 600 mil em obras de infra-estrutura e todas as instalações para armazenamento, separação e compostagem de lixo. A obra faz parte do Programa Avança Manhumirim.

Com a presença de vereadores, secretários municipais e autoridades dos mais diversos segmentos, o Prefeito Ronaldo Lopes Correa e o vice Sebastião Tristão, acompanhados do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Oséias Soares e do Presidente da Câmara receberam o Secretário Estadual José Carlos Carvalho.

MEIO AMBIENTE

A cerimônia foi pontuada por homenagens e pelo clima de conquista. A nova usina acaba com o drama do antigo lixão. No local, serão recebidas diariamente sete toneladas de lixo da cidade.

“É um ato que transcende a esfera administrativa pelo que ele significa para a proteção do meio ambiente e a saúde da comunidade. Os lixões são um péssimo exemplo daquilo que ainda se faz no Brasil como meio ambiente”, afirmou José Carlos Carvalho. A usina vai reciclar 100% do material reciclável e transformar o lixo orgânico em adubo.

VEJA GALERIA DE FOTOS 

Apesar do elogio, o secretário lembrou que não adianta apenas a prefeitura fazer a parte dela: “Eu queria chamar a atenção da população. A prefeitura faz a parte dela: coleta o lixo e agora tem uma usina para dar a destinação final apropriada. Precisamos deixar claro que uma cidade verdadeiramente limpa não é aquela que a prefeitura varre todos os dias e sim aquela em que a população não suja. É fundamental que o povo também dê sua contribuição e fazer com que Manhumirim possa se orgulhar e ter um padrão de qualidade de vida superior”.

COOPERATIVA

Outra meta na execução do projeto era oferecer melhores condições de trabalho aos catadores de lixo, que trabalhavam no antigo lixão. Foi erguido um galpão equipado com área de triagem, prensas, balanças e cozinha com refeitório, que abrigará as operações de separação do lixo orgânico. Inicialmente a cooperativa formada reúne as pessoas que já tiravam sua renda do lixo, mas agora são organizadas e receberam equipamentos de proteção e melhores condições de trabalho.

O prefeito Ronaldo Lopes Corrêa destacou a evolução nas condições de trabalho. “Foi extinta a triste realidade dos antigos catadores de lixo, que trabalhavam no antigo lixão a céu aberto, muitas vezes em condições sub-humanas”, afirmou.

Durante seu discurso o presidente da Câmara vereador Júlio Albuquerque destacou a reciclagem como uma grande solução para Manhumirim. “É um processo que reaproveita os detritos para criar novas matérias primas advindas do papel, plástico e alumínio, entre outras”.

MAIS BENEFÍCIOS

O dia de conquistas foi marcado ainda por dois grandes benefícios para a comunidade. Além de destacar outros investimentos da prefeitura, o prefeito Ronaldo Lopes recebeu a devolução de recursos da ordem de 80 mil reais economizados pela Câmara Municipal. A entrega simbólica do cheque com o repasse foi feita pelo presidente acompanhado dos vereadores do Legislativo Municipal.

O Secretário José Carlos Carvalho também aproveitou para anunciar que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai implantar toda a estrutura, sinalização e programa de educação ambiental no Parque Municipal Sagüi da Serra.

Carlos Henrique Cruz - 22/11/07 - 09:17 - portalcaparao@gmail.com 

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.