Portal Caparaó - Nailton assina carta-compromisso no Cidades Sustentáveis
Geral

Nailton assina carta-compromisso no Cidades Sustentáveis

01/11/2012 - Atualizado em 01/11/2012 12h09

O Prefeito eleito de Manhuaçu, Nailton Heringer, participou do Seminário de Responsabilidade Social Empresarial “Futuro Sustentável e o Equilíbrio do Desenvolvimento”, realizado nesta terça-feira (30), no auditório João Paulo II do Unileste, em Coronel Fabriciano (Vale do Aço) numa promoção da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Ele e outros nove prefeitos assinaram a carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis.

A iniciativa tenta sensibilizar os futuros prefeitos para o engajamento com o desenvolvimento sustentável dos municípios. O presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, destacou o sucesso do seminário e disse que a participação dos prefeitos eleitos foi ainda mais importante. “Os prefeitos eleitos entram na sua gestão muitas vezes sem ter um direcionamento e, aqui, estamos dando subsídio para que eles trabalhem na questão da sustentabilidade, onde faremos todo um acompanhamento” explicou.

O prefeito eleito de Manhuaçu, Nailton Heringer, destacou a responsabilidade da administração e da sociedade com este compromisso firmado: “A administração vai levar as metas de gestão para que junto com a sociedade organizada possa ser dado as respostas as necessidades da população. Esse compromisso faz uma mudança de paradigma, trazendo a população à participar de maneira efetiva da administração pública, pois ela muitas vezes não é parte integrante do planejamento e da execução de seus anseios, especialmente na busca do atendimento das necessidades dos mais carentes ”.

A comitiva de Manhuaçu no seminário foi formada pelo prefeito eleito Nailton Heringer e sua esposa Vânia Dantas Heringer, Alessandro Baraky, José Antônio Porcaro (EMATER) e Dr. Keller Filgueiras (ONG Pró-Rio Manhuaçu).

CARTA COMPROMISSO

O coordenador da Secretaria Executiva do Programa Cidades Sustentáveis, Maurício Broinzini Pereira, explicou que o programa consiste em 12 eixos, 100 indicadores e no banco de boas práticas de políticas públicas que já deram bons resultados no mundo inteiro. “A Carta-Compromisso coloca o desafio para os prefeitos fazerem um diagnóstico de como eles receberam o município, apresentar um plano de como eles querem entregar no fim da gestão e atualizar os dados com transparência”, explicou. Além destes termos, os prefeitos eleitos deverão entregar duas prestações de contas, uma no meio e outra ao término do mandato.

Além de Nailton Heringer (PDT) prefeito eleito de Manhuaçu; os prefeitos das seguintes cidades assinaram o documento: Cecília Ferramenta (PT), de Ipatinga; Keisson Drumond (PT), Timóteo; Rosângela Mendes (PT), Coronel Fabriciano; Antônio Afonso Duarte (PT), Santana do Paraíso; Pietro Chaves (PDT), Belo Oriente; Edimarques Gonçalves Teixeira (PDT), de Ipaba; Marco Antônio Junqueira (PTB), Caratinga; Hamilton Chagas Filho (DEM), Inhapim.

portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.