Portal Caparaó - Unidade de Saúde do Catuaí elege primeiros conselheiros
Geral

Unidade de Saúde do Catuaí elege primeiros conselheiros

09/11/2012

Foram eleitos os membros do Conselho de Unidade de Saúde (COUS) da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Catuaí, responsável pelo atendimento dos moradores dos bairros Coqueiro, Colina e Operários. A reunião, com boa participação, aconteceu na unidade de saúde local. 4 conselheiros titulares e 3 suplentes foram escolhidos, um quarto suplente será eleito na primeira reunião do novo COUS.

Os primeiros membros titulares do COUS Catuaí, são: Cleonice Ornelas Moreira (Colina), Sebastião Hott (Coqueiro), João Rodrigues Gomes (Operários) e Shirley Miranda (Catuaí). Os suplentes, são: Flávio Gonçalves Lacerda (Coqueiro); José Carlos da Silva (Catuaí) e Sebastião Carlos de Souza (Colina).

IMPORTANTE DA PARTICIPAÇÃO

Após a secretária do Conselho de Saúde de Manhuaçu (CMS), Elisabeth Marçal, esclarecer o que é o COUS e o importante papel do conselheiro, o presidente do CMS, Nelson de Abreu, destacou a necessidade de COUS e equipe da Equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) trabalharem em harmonia. Todas as cobranças e reivindicações dos moradores devem ser acolhidas, discutidas e atendidas em conformidade com o COUS, ESF e Secretaria de Saúde. Por ser uma nova unidade, Abreu conclamou os funcionários para prestarem um atendimento humanizado, evitando situações que denominou de “vícios” comuns em outros locais.

OPINIÃO

Para o conselheiro eleito  Sebastião Hott, morador do Coqueiro, o esclarecimento prestado pelo CMS,  foi decisivo na definição dos membros do COUS. Conforme Hott, a unidade de saúde tem tudo para prestar um bom serviço, pois começa com respaldo popular e a ação eficaz do CMS e da Secretaria de Saúde. Outro conselheiro, José Carlos da Silva, residente no Catuaí, afirmou que a população dos bairros atendidos pela nova unidade de saúde, aguardava com ansiedade a implantação da ESF, reforçando que com o envolvimento de todos (usuários e funcionários) os resultados acontecerão naturalmente.

Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.