![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Aconteceu nesta quarta-feira, 14, o plantio de mudas de árvores nativas da região e a criação do Parque Ecológico São Francisco, na área da Fumaph (Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana), entre o bairro Alfa-Sul e a comunidade São Francisco de Assis.
A iniciativa foi idealizada pela Fumaph a partir das ações do novo conselho e diretoria e da orientação da promotora Geaninni Maelli Miranda de que o terreno, que estava sendo invadido, precisava ser protegido. A área foi toda cercada, a população vizinha foi chamada a participar e agora começou o trabalho de recuperação e formação do parque ecológico. Além da Fumaph, estiveram presentes representantes da Polícia Federal, IEF, FACIG, CEM, Fertilizantes Heringer, Polícia Militar do Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, ONG Pró-Rio Manhuaçu e membros de igrejas e associações.
Nesta quarta-feira, crianças, jovens, representantes de diversos órgãos e segmentos da sociedade participaram do plantio das mudas. O Diretor Administrativo da Fumaph, Wilson Cabral, destacou a importância da ação de reflorestamento. “É muito gratificante para nós. O local que era visto como um problema, sendo um terreno passível de invasões e desmoronamentos, tornou-se para gente uma solução ambiental. A ideia do parque ambiental da Fumaph, partindo da diretoria, foi de envolver toda a sociedade. Nosso objetivo é fazer com que este espaço seja de convivência para a população”, prevê.
Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lino da Costa e Silva, a criação do parque é um marco. “Foi muito emocionante participar de uma ação como essa e, ainda, contribuir com a preservação da natureza – de modo a termos uma melhor qualidade de vida”, ressaltou.
A participação de crianças e adolescentes e dos membros de várias entidades também foi motivo de agradecimento. Wilson Cabral fez questão de destacar os parceiros presentes e convidou outros segmentos a participarem: “Faço o convite a todos os empresários que possam abraçar esta ideia”.
CARBONO NEUTRO
A Polícia Federal doou 160 mudas de árvores como Jatobá, Angico, Cedro Rosa, Paineiras, Braúna, Sapucaia, entre outras. O plantio faz parte da concepção de organização livre da emissão de carbono (CO²).
O Delegado Chefe da Polícia Federal em Governador Valadares, Cristiano Campidelli, informou que o projeto Carbono Neutro existe desde 2007 e por meio dele, a Polícia Federal visa neutralizar a emissão dos gases que provocam o efeito estufa produzidos pelas suas viaturas policiais e aeronaves. “Este ano temos um número a atingir com o plantio de novas mudas. O plantio nesse espaço atende nosso propósito e foi uma parceria muito feliz com o IEF, Prefeitura de Manhuaçu e Fumaph”, pontuou.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com