Portal Caparaó - CMDRS recebe secretário de agricultura e vereadores
Agronégocios

CMDRS recebe secretário de agricultura e vereadores

10/01/2013 - Atualizado em 10/01/2013 12h08

O CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável) realizou a primeira reunião do ano na manhã de segunda-feira, 07, no salão da Câmara Municipal. Com expressiva participação dos conselheiros – representantes de praticamente todas as comunidades rurais de Manhuaçu -, o encontro contou também com a presença de autoridades, entre elas, o Presidente da Câmara, Maurício de Oliveira Júnior (Cabo Anízio); Vice-presidente, 2º Sgt. Anízio Gonçalves de Souza; 1º Secretário Eli de Abreu Gomes; 2º Secretário Francisco de Assis Dutra (Chico do Juquinha); Vereador Paulo César Altino; Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Cotrim Heringer, e a Presidente do CMDRS, Sandra Cerqueira.

Nesta primeira reunião, destacaram-se como pauta principal a definição das atividades a serem desenvolvidas no decorrer deste ano pela entidade e um breve balanço das ações realizadas no ano anterior, além da apresentação do novo Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Cotrim Heringer.

As demandas necessárias para o desenvolvimento da agricultura no município foram mencionadas no decorrer da reunião, anunciadas pelo Conselheiro Flânio Alves da Silva.

Para delinear as ações a serem efetivadas no decorrer do ano pelo CMDRS, os conselheiros organizaram-se em grupos distintos, adotando eixos específicos de discussão e propostas para o desenvolvimento rural em âmbitos econômico, social, ambiental, cultural e político-organizacional.

Em seu pronunciamento na abertura da reunião, o Presidente da Câmara, Maurício Júnior, ressaltou a importância da agricultura, enquanto pilar da economia da região, e o compromisso da Casa Legislativa em consolidar as políticas públicas necessárias para o seu desenvolvimento em Manhuaçu. O novo Presidente reafirmou a disponibilidade da Câmara em ceder o espaço para as reuniões do CMDRS no decorrer deste biênio.

Os demais vereadores presentes também se pronunciaram, reiterando a disposição da Casa Legislativa em buscar, junto ao CMDRS, soluções para o desenvolvimento social e a geração de renda no meio rural. As autoridades presentes à Mesa Diretora elogiaram o significativo comparecimento dos conselheiros a esta primeira reunião do ano.

A Presidente Sandra Cerqueira avaliou bem a primeira reunião, considerando positivo este contato entre os conselheiros com os vereadores e o Secretário Municipal de Agricultura. “Todos estão muito ansiosos e as expectativas são muitas. Nós dividimos os grupos de trabalhos, discutindo temas como a destinação do lixo, Educação, Saúde, estradas rurais e Agropecuária. Entendemos que nossos objetivos foram alcançados, todos trouxeram suas demandas. Em cada grupo, analisamos as demandas e possíveis soluções para cada reivindicação. Temos vários projetos em andamento, então, queremos consolidar estes trabalhos”, comentou Sandra.

O Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Cotrim Heringer, afirmou que a Prefeitura dedicará especial atenção às famílias rurais e ao desenvolvimento no campo. “É um prazer estar nesta reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, participando, aprendendo e tendo a oportunidade a possibilidade de colocar em prática as ações propostas por esta entidade. É o primeiro contato que fazemos, após termos sido nomeados pelo Prefeito. Já estivemos em outras ocasiões reunidos com os conselheiros. Eles são nossos amigos e desempenham papéis de suma importância em suas comunidades. Queremos trabalhar com o CMDRS, atender aos conselheiros da melhor forma, a pedido do senhor Prefeito Nailton Heringer”, mencionou o Secretário.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.