ESPERA FELIZ (MG) - Há quatorze anos, um grupo de amigos teve a vontade de desafiar o cansaço, esquecer a solidão e distanciar dos familiares. Agora, esse sonho será concretizado com muita ousadia, coragem e determinação. Nesta segunda, 04/03, o grupo formado por 20 cavaleiros da região partiu da cidade de Espera Feliz, com destino ao Rio Grande do Sul, para conhecer e admirar a beleza dos pampas, além de se realizarem. Todos os preparativos aconteceram para que a viagem, que durará 75 a 80 dias, seja bem sucedida.
|
|
|
|
Os animais foram diagnosticados, vacinados e examinados por veterinários. Além disso, o caminhão de suporte que conduzirá outros 20 animais para o revezamento durante a cavalgada e outro veículo que seguirá o grupo para os primeiros socorros também foram preparados.
Desde 1999 a viagem estava sendo programada. A ideia surgiu durante uma cavalgada feita ao Amazonas. O grupo de amigos fez uma promessa de que, ainda pegaria a estrada até ao Rio Grande do Sul. Amilcar Pacheco, um dos participantes da cavalgada conta que a proposta surgiu durante o trajeto pelo organizador do evento, Antônio Xavier. Mas, devido alguns obstáculos, o projeto não foi colocado em prática e somente agora a oportunidade surgiu.
Amilcar Pacheco conta que a pretensão é percorrer aproximadamente 35 km por dia, passando por diversas cidades inseridas no roteiro da viagem até chegar à cidade gaúcha de Passo Fundo.
No roteiro, está marcada uma visita à Basilica em Aparecida do Norte, onde a comitiva estará agradecendo e pedindo as benção, para seguir viagem até Passo Fundo. O participante lembra de uma outra cavalgada, que é realizada há 23 anos para Guarapari. Também já foram a Itabirito, Ouro Preto e Viçosa. Amilcar Pacheco calcula que com essa cavalgada irá completar 12 mil quilômetros andando a cavalo.
A cavalgada saiu de Espera Feliz na manhã de segunda-feira.
Elevando o nome da região
Além de ser divertido o desafio sobre o cavalo, Amilcar Pacheco faz questão de assumir a função de porta voz do município de Manhuaçu. Em todas as cidades por onde passa, empunha com muito orgulho a "Bandeira do Município", numa demonstração de que o amor por sua terra vai além fronteira. Não será diferente nessa jornada.
Segundo ele, estará levando a bandeira, que mostra o café, montanha e a riqueza, para despertar nas pessoas a vontade de conhecer a região. "Nossa última parada será em Passo Fundo. A cidade de 169 mil habitantes irá nos receber.Quero pedir a bandeira de Passo Fundo, para arquivar na Prefeitura de Manhuaçu, como sendo um marco histórico.
Pela primeira vez, o bancário José Antônio Rodrigues Garcia estará participando e, muito ansioso para esse momento. Ele conta que, a expectativa é grande em estar com os amigos, conhecendo um pedaço do Brasil e, ao mesmo tempo se divertindo. "Com certeza será muito bom. Sairmos de Manhuaçu para irmos a Passo Fundo, "terra de Teixeirinha", para conhecermos as belezas do Rio Grande do Sul, montados em nossos cavalos é motivo de orgulho", ressalta José Antônio Rodrigues.
Eduardo Satil - Fotos Thomaz Júnior e E o combatente / Carangola - portalcaparao@gmail.com