Portal Caparaó - HCL é destaque no Encontro Estadual de Saúde
Geral

HCL é destaque no Encontro Estadual de Saúde

10/03/2013 - Atualizado em 10/03/2013 09h44
 

BELO HORIZONTE (MG) - O Hospital César Leite foi destaque para todo o estado de Minas Gerais durante o 3º Encontro Estadual de Saúde, evento que acontece a cada quatro anos, sempre no início das novas gestões municipais. Promovido no Expominas, em Belo Horizonte, o evento teve um painel dedicado ao Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG (Pro-Hosp), onde a unidade de Manhuaçu apresentou os resultados como referência estadual em gestão e modernização com a aplicação dos recursos.

Participaram do evento em Belo Horizonte, representantes do Hospital César Leite, da Gerência Regional de Saúde, Conselho de Saúde de Manhuaçu e da Secretaria Municipal de Saúde, além de gestores e técnicos das cidades da região.

Na apresentação do painel sobre o Hospital César Leite, a diretora administrativa Ana Lígia de Assis Garcia demonstrou os resultados do programa ao longo dos últimos oito anos.

O Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS repassa, desde 2007, recursos para o Hospital César Leite, em Manhuaçu. Os investimentos, até o momento, somam R$ 6,5 milhões e, além da melhoria no atendimento, o programa promoveu a profissionalização da gestão hospitalar.

A administradora do HCL, Ana Lígia de Assis Garcia, destaca a modernização não só tecnológica, como também gerencial, propiciada pelo Pro-Hosp. “Você recebe o recurso, mas tem que aplicar também em profissionalização, como a participação em curso de formação de gerentes hospitalares”, relata. Para ela, o foco na qualidade da gestão, foi um ganho principalmente para os hospitais do interior.

No Hospital César Leite, além da profissionalização, os recursos do Programa foram aplicados em obras, como a ampliação do Centro de Tratamento Intensivo, da Central de Material Esterilizado, enfermaria, centro cirúrgico e portaria; reforma do apoio ao diagnóstico, farmácia e vestiário; e pintura do hospital.

Também foram adquiridos materiais e equipamentos para o centro cirúrgico, como aparelho de anestesia, monitores cardíacos, cardioversores, sistema de ventilação mecânica, carro de emergência, compressor, bisturis, filtro de absorção, mesas cirúrgicas, carros para anestesia completos para cirurgia de alta complexidade e kits para intubação; UTI, como kit de fisioterapia, ventiladores, berços aquecidos e fototerapia; CME; pediatria; e lavanderia.

Ana Lígia mostrou que o hospital é referência para a microrregião e, atualmente, atende a 22 municípios. Por mês, são realizados mais de 3.300 atendimentos ambulatoriais; 1000 internações; uma média de 300 partos e mais de 800 cirurgias.

PRIORIDADE

Durante o encontro, o Governador Antonio Anastasia anunciou a aplicação de R$ 735,2 milhões pelo Pro-Hosp neste ano. Ele lançou um decreto governamental determinando que o programa seja prioridade na gestão da saúde estadual.

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, acompanhou a apresentação do Hospital César Leite e disse que o programa vai priorizar os hospitais que realmente cumprem metas e atendem a população. “Há muito o que se fazer ainda, mas estamos no norte certo e convictos de nossas conquistas. O hospital de Manhuaçu tem um alto índice de resolutividade, atende os pacientes do SUS com eficiência e isso vai ser reconhecido na nova forma de organização do Pro-Hosp. Vamos apoiar os hospitais que, a exemplo do César Leite, aplicam os recursos e fazem o programa funcionar”, declarou.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.