Portal Caparaó - Luisburgo busca instalação de Lar do Idoso
Geral

Luisburgo busca instalação de Lar do Idoso

27/03/2013 - Atualizado em 27/03/2013 18h35
 

MANHUAÇU (MG) - Com a proposta de estruturar o município para atendimento às pessoas da terceira idade, a Prefeitura de Luisburgo busca a implantação de um Lar para o Idoso na cidade. Recentemente, o Prefeito José Carlos Pereira, acompanhado da esposa Isabel Pereira; Secretária de Assistência Social Josélia Aparecida Vieira; Vereadora Adriana Garcia dos Santos e marido Celso Adriano visitaram instituições de atendimento ao idoso em Manhuaçu, Alto Jequitibá e Divino.

Em Manhuaçu, a visita se deu ao tradicional Asilo São Vicente de Paulo que, atualmente, atende cerca de sessenta idosos.

Na instituição, a comitiva de Luisburgo foi recebida pelo Presidente do Asilo, Rômulo do Carmo Rodrigues, que, na oportunidade, apresentou as instalações e explanou sobre o funcionamento da instituição. “O asilo de Manhuaçu está a 87 anos cuidando do idoso, atendendo inclusive cidades do entorno, que não possuem esta estrutura. Com prazer, temos acolhido estes idosos ao longo deste tempo. As pessoas aqui atendidas têm cinco refeições diárias, com o café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e lanche noturno, além dos cuidados rigorosos com medicação, procedidos pela equipe de enfermagem. [...] O Prefeito José Carlos é uma pessoa que temos excelente referência, por sua humildade e dedicação ao trabalho social. Agora, como prefeito, busca esta estrutura para Luisburgo. Fiquei muito feliz com esta atitude”, comentou Capitão Rômulo.

Em entrevista, o Prefeito José Carlos Pereira elogiou a estrutura da instituição filantrópica de Manhuaçu e explicou a finalidade deste esforço para a implantação de um lar do idoso em Luisburgo. “Quero parabenizar o Rômulo e sua equipe. Estou encantado com o atendimento e a organização deste local. A nossa visita tem o objetivo de obter conhecimento para que possamos implantar uma casa de atendimento ao idoso em nosso município. Temos pessoas de lá que são atendidas fora. Nossa intenção é criar mecanismos para trazer estas pessoas de volta. [...] O trabalho e a experiência do Rômulo irão nos ajudar muito nesta iniciativa. [...] Após a realização destas visitas, iremos fazer um levantamento da demanda que temos em Luisburgo, e, a partir daí, vamos nos esforçar para começar este atendimento o mais rápido possível”, anunciou o Prefeito.

A Secretária Municipal de Assistência Social de Luisburgo, Josélia Aparecida Vieira, considera que “as pessoas que estão nesta faixa etária têm grande experiência de vida e devem ser valorizadas por isto. Então, nossa intenção é mantê-las no município, incentivando a auto-estima e a valorização da saúde, além do contato com a família”.

A Vereadora Adriana Garcia dos Santos destacou que o lar do idoso em Luisburgo era reivindicação antiga feita pela Associação de Moradores do B. São Jorge, e, instalação possibilitará a permanência de pessoas idosas de seus familiares e amigos. “Nós também participamos das atividades da associação de moradores e esta era uma reivindicação existente. Quando o José Carlos foi eleito, buscamos criar um vínculo para levar esta melhoria para Luisburgo, porque as pessoas de lá acabam sendo encaminhadas para Divino e Manhuaçu, se distanciando de suas famílias. E, portanto, a construção será um meio para que estas pessoas permaneçam juntas”, mencionou a Vereadora Adriana.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.