Portal Caparaó - PM alerta: blitz vai cobrar lei seca em Manhuaçu
Segurança

PM alerta: blitz vai cobrar lei seca em Manhuaçu

28/03/2013 - Atualizado em 28/03/2013 15h15

MANHUAÇU (MG) - Policiais militares participaram de uma nova atualização de procedimentos para uso do etilômetro (bafômetro) e a aplicação da lei seca nas blitz de trânsito na cidade. A reunião, realizada nesta quarta, 27/03, na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar, serviu para alinhar procedimentos especialmente com base nos novos equipamentos recebidos e nas recentes alterações na legislação. A partir de agora, as blitz serão intensificadas, especialmente em finais de semana e dias de shows.

A nova legislação impõe tolerância zero nos testes de embriaguez feitos com bafômetros ou exame de sangue do condutor, que será punido por qualquer concentração de bebida. Se recusar a fazer o teste e o motorista apresentar sinais de embriaguez, os policiais podem utilizar de outros meios de prova para comprovação da condição do motorista.

Provas testemunhais, vídeos e fotografias passaram a valer para comprovar que o motorista está sob efeito de álcool. Flagrado, o condutor será punido por cometer infração gravíssima, deverá pagar multa de R$ 1.915,40, terá a Carteira Nacional de Habilitação recolhida e o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

Além de um novo equipamento, os bafômetros usados pela PM de Manhuaçu foram aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Pela legislação, é considerada infração administrativa a hipóteses em que o motorista, ao ser submetido ao teste, o bafômetro marca 0,05 a 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido. A partir de 0,34 miligramas já é crime.

REFORÇO DO TRABALHO

Durante a palestra ministrada pelo Tenente Xerxes e o Sargento Amaral, os policiais conheceram todos os procedimentos para uso do bafômetro. Também foi possível detalhar a legislação.
“Todos já conhecem o equipamento, mas é preciso reforçar alguns detalhes sobre o uso. Numa blitz, quando encontram um motorista bêbado, é preciso ter esse conhecimento para agir mais rapidamente. Foi uma oportunidade também para tirarmos algumas dúvidas e discutirmos a legislação”, detalha o Tenente Xerxes, comandante do Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito da região.

O Sargento Macmiller, responsável pelo Policiamento de Trânsito na cidade de Manhuaçu, informou que a reunião foi o primeiro passo para a intensificação das blitz de trânsito na cidade. “O objetivo realmente é uma atualização constante. Com os equipamentos aferidos e tudo pronto, vamos tornar o uso do bafômetro uma constante nas blitz. É uma medida que beneficia as pessoas que cumprem a lei”, pontua.

Para o comandante da 72ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Schuab, a proposta é promover as blitz dentro das operações de rotina do policiamento de trânsito na cidade de Manhuaçu. Nos casos de datas com shows, também haverá blitz em pontos diversos da cidade. “Poderemos optar por realizar blitz antes dos eventos ou depois das festas, em pontos diversos da cidade. Estamos avisando que isso será feito e recomendando mesmo que não misturem álcool e direção. Se for beber, escolha uma pessoa que não bebe para conduziu ou opte por um táxi ou ônibus”, frisou.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.