|
|
MANHUAÇU (MG) - Comandantes dos destacamentos e pelotões da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil das 24 cidades da região participaram de reunião, na manhã de quinta-feira, 04/03, na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar. O objetivo foi justamente promover maior integração, trocar informações e definir estratégias e ações em conjunto.
Aberta com as falas do Delegado Regional Dr. Wellington Moreira e do Comandante Tenente-Coronel Wanderson Santiago, a reunião foi proposta como estratégia de maior aproximação entre as equipes das duas instituições. As Polícias Militar e Civil já atuam na mesma área integrada de segurança pública que compreende 24 cidades.
Um exemplo recente das novas estratégias que serão adotadas são as operações planejadas em conjunto. Em Lajinha, na última semana de março, um efetivo de mais de cem policiais civis e militares fechou a cidade e prendeu quatro pessoas envolvidas com tráfico e outros crimes. Um dos elementos é acusado de participação nos crimes de homicídio ocorridos entre o final de 2012 e janeiro deste ano no município.
MAIS AÇÕES
Atualmente, o trabalho das duas policiais já acontece de forma integrada na parte operacional. Houve avanços significativos nos últimos anos, mas a ideia é ampliar essa atuação com troca de informações, operações conjuntas e novas estratégias.
Tenente-Coronel Santiago resumiu o encontro ao falar da união de esforços das forças de segurança. “Queremos reforçar o elo e ampliar a parceira entre as duas instituições, fazendo a integração prevista pelo Estado e indo além: unindo esses esforços nos planejamentos e operações. A Polícia Civil no papel dela, como polícia judiciária, e a Polícia Militar no aspecto de policiamento ostensivo. Entendemos que sem essa união não se consegue avançar da forma que realmente precisa”, ressaltou.
Além do empenho dos policiais da PM e da PC, outro fator que ajuda nessa nova fase é o fato de que o Tenente-Coronel Santiago foi Comandante da 22ª Companhia da PM de Caratinga e o Delegado Regional de Manhuaçu, Dr. Wellington Moreira, atuou na região de Caratinga e Inhapim.
Segundo o delegado, a experiência de trabalho com o Tenente-Coronel Santiago será um aliado forte. “Trabalhar com segurança pública não é fácil. A busca no controle da criminalidade é muito difícil e não basta a união das duas polícias, depende da união da sociedade. Este relacionamento entre a minha pessoa e do Tenente-Coronel com certeza será o ponto alto na busca deste objetivo, que a sociedade de Manhuaçu espera da Polícia Civil e da Polícia Militar”, concluiu Dr. Wellington Moreira.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com