Portal Caparaó - Tapetes de Corpus Christi encantam a população
Geral

Tapetes de Corpus Christi encantam a população

30/05/2013 - Atualizado em 30/05/2013 08h23

MANHUAÇU (MG) - Em todas as cidades da região, as celebrações mobilizam católicos durante o feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta, dia 30. Fiéis são atraídos pela beleza dos tradicionais tapetes de serragem coloridos e outros materiais recicláveis, além das flores e toalhas que enfeitam as janelas dos moradores à espera do Santíssimo.

As festas religiosas estão entre as mais fortes expressões da cultura regional. Em Manhuaçu, os tapetes se estendem pelas ruas da matriz de São Lourenço até o Manhuaçu Shopping. 

A ação envolveu pastorais, grupos de oração, EAC e grupos de jovens das duas paróquias.

Devido à dificuldades de rotas alternativas de trânsito, a Paróquia do Bom Pastor optou por não ornamentar as ruas este ano. Após a missa, será estendido um tapete vermelho nas ruas e um cordão humano segurando velas fará todo o trajeto. Após a benção final, na matriz do Bom Pastor, a coordenação promete uma agradável surpresa a todos.

Significado

O termo “Corpus Christi” significa Corpo de Cristo. A festa religiosa foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula “Transiturus” de 11 de agosto de 1264. A celebração representa o momento em que os católicos comemoram a presença real de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia.

VEJA AS FOTOS EM MANHUAÇU

A definição da data da celebração é feita pela contagem do tempo determinado pela Igreja Católica Apostólica Romana, que é de 40 dias após a Páscoa. A celebração é realizada sempre em uma quinta-feira em alusão à quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos.

Fotos Jailton Pereira - Com informações - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.