Portal Caparaó - HCL inicia obra da UTI Neonatal
Geral

HCL inicia obra da UTI Neonatal

05/06/2013 - Atualizado em 05/06/2013 00h15

MANHUAÇU (MG) - Ao comemorar 86 anos de existência, na última quarta-feira, 29/05, o Hospital César Leite assinou o contrato para construção da UTI Neonatal de Manhuaçu. O investimento em obras e equipamento é de 473 mil reais em parceria com o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde.

A obra foi uma conquista da diretoria do Hospital César Leite ampliando a assistência e cuidados para mães, gestantes e bebê. As ações visam avançar no que diz respeito à meta de redução da mortalidade infantil e materna, além de prezar por um desenvolvimento saudável.

A construção em Manhuaçu vai contar com dez leitos de UTI Neonatal. A demanda é uma das mais antigas da rede de saúde regional, já que muitas gestantes e recém-nascidos precisam ser transferidos para outras cidades devido a falta dessa estrutura.

De acordo com o provedor Sebastião Onofre Carvalho, a UTI vai agilizar o atendimento e evitar o deslocamento das pessoas. "Antes, precisávamos encaminhar os bebês para outras cidades, mas a partir de agora a UTI vai atender bem ao nosso município e se tornar uma referência para toda a região", ressaltou.

Para se credenciar o Hospital César Leite apresentou um projeto mostrando a demanda da região e foi aprovado entre várias instituições mineiras que haviam se candidatado.

A construtora responsável pela obra é a Hidra Lar, da cidade de Carangola. A empreiteira venceu processo licitatório conduzido pela equipe técnica e acompanhado pela comissão de obras do Hospital César Leite.

Segundo o provedor Sebastião Onofre, “é um grande sonho que está se tornando realidade. Vamos prestar uma melhor assistência para o recém-nascido de risco que precisa de tratamento intensivo. Essa medida vai ajudar na diminuição da taxa de mortalidade infantil em Minas”.

CASA DE APOIO A GESTANTE

Além dessa obra, que tem previsão de conclusão em seis meses, o Hospital César Leite também receberá uma Casa de Apoio para as Gestantes. Atualmente, são realizados cerca de duzentos partos por mês em Manhuaçu.

“Já estamos alugando uma casa com dez leitos e vamos dar todo o suporte possível, enquanto essas pessoas, que são da região, aguardam aqui em Manhuaçu. O mais importante: esse local vai amparar as pacientes do SUS, que tanto precisam desse apoio”, destaca Sebastião Onofre.

Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.