Portal Caparaó - Vigilância Sanitária expõe produtos na praça
Geral

Vigilância Sanitária expõe produtos na praça

06/06/2013

MANHUAÇU (MG) - Para chamar a atenção do consumidor manhuaçuense, a fim ficar atento no momento de adquirir produtos em supermercados, mercearias, açougues e mesmo direto do fabricante, a equipe da Vigilância Sanitária de Manhuaçu realizou nesta terça-feira, 04, uma exposição de produtos apreendidos, no coreto da Praça Cordovil Pinto Coelho.

Diariamente, os agentes da Vigilância Sanitária realizam fiscalização nos comércios, inspecionam a forma de como são colocados para comercialização. Mesmo assim há comerciantes que não se preocupam e, ainda continuam mantendo a mercadoria na prateleira à disposição do consumidor. Para a exposição, a Vigilância Sanitária separou produtos tais como pães, aguardente, refrigerante, medicamentos, cerveja, mel, material radioativo e outros produtos com validade vencida.

Segundo a coordenadora da VISA, Maria Lúcia Dutra a inspeção é feita rotineira, no sentido de inibir aquelas pessoas que tentam burlar a lei, desrespeitando o consumidor e, ainda colocando em risco a saúde da população. Ao falar da exposição dos produtos,  Maria Lúcia Dutra detalha que sentiu a  necessidade de realizar a amostra, para o consumidor observar, conhecer o trabalho da Vigilância Sanitária e assustar com tanta  mercadoria que fica nas prateleiras, aguardando pelo consumidor desavisado. “Aqui, a gente pode  mostrar como trabalhamos,na  busca da qualidade dos produtos oferecidos. Os produtos apreendidos  e expostos aqui, servem para que as pessoas tenham consciência do trabalho da VISA, bem  como a responsabilidade do consumidor que precisa atuar como fiscal, no lugar onde a Vigilância Sanitária não alcança”,ressalta Maria Lúcia Dutra.

Ela conta que há a necessidade do consumidor ser exigente, analisar a qualidade do produto e não se calar quando deparar com alguma irregularidade.

A equipe da VISA, também distribuiu panfletos com orientações de como os donos de estabelecimentos que se destinam a preparar e servir alimentos para o consumidor  devem fazer, a responsabilidade pela qualidade e segurança de produtos e serviços. Ainda uma pequena cartilha sobre a produção de alimentos, condições higiênicas sanitárias e boas praticas de fabricação para estabelecimentos e produtores de alimentos, bem como a cartilha orientações de defesa do consumidor.

Com esse trabalho, a equipe da Vigilância Sanitária espera despertar a sociedade para que seja parceira e, através de denúncia quanto às irregularidades “frear” aqueles que resistem adequar às normas, para exercerem com responsabilidade suas atividades.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.