Portal Caparaó - 11º BPM homenageia os pioneiros
Geral

11º BPM homenageia os pioneiros

09/06/2013 - Atualizado em 09/06/2013 08h39

MANHUAÇU (MG) - O 11º Batalhão da Polícia Militar e a União dos Militares de Minas Gerais promoveu solenidade na manhã de terça-feira, dia 4, para homenagear policiais militares que ajudaram a fundar a unidade de Manhuaçu, em agosto de 1963.

Diversos familiares dos homenageados estiveram participando da solenidade, além de policiais que integraram a primeira turma formada em Manhuaçu e alguns dos pioneiros. A solenidade contou ainda com a presença do Prefeito de Manhuaçu Nailton Heringer, o presidente da Câmara de Vereadores Maurício Júnior, o Comandante do 11º BPM Tenente-coronel Santiago, o presidente da UMMG Coronel José Pedro de Assis e o subcomandante do 11º BPM Major Sérvio.

Criado em 10 de agosto de 1963, o 11º Batalhão de Polícia Militar foi reforçado com policiais transferidos de outras cidades mineiras. Pouco tempos depois, houve a formação da primeira turma de policiais. Tudo isso em instalações precárias e numa região ainda muito pouco explorada. Manhuaçu integrava a área do batalhão de Governador Valadares.

Para o comandante do 11º Batalhão, tenente-coronel Wanderson Santiago, é um momento de agradecer aos policiais por terem servido tantos anos à corporação. “Foram pioneiros e verdadeiros desbravadores dessa região. A presença da Polícia Militar ainda era incipiente e coube a esses valorosos policiais iniciar a história do 11º BPM, há quase cinquenta anos”, conta.

A solenidade também homenageou os policiais que passaram para o quadro da reserva no último ano. O Coronel Luiz Carlos Rhodes recebeu a homenagem. O 2º Tenente do quadro da reserva Carlito Romualdo de Sena recebeu Medalha do Mérito “Coronel Fulgêncio de Souza Santos”, da União dos Miliares de Minas Gerais.

A cerimônia foi marcada por emoção e lembranças. Durante toda a atividade, imagens históricas da trajetória do batalhão foram projetadas num telão.

Militares e familiares de policiais já falecidos se encontraram num evento de reconhecimento e lembranças de lutas históricas em defesa de toda a região.

Filho de um dos homenageados e atualmente no quadro da reserva da PM, o Tenente-coronel Adilson Moreira agradeceu as homenagens e destacou a importância do ato, eternizado numa placa com os nomes dos pioneiros. “Passei todos os anos de serviço nesta unidade que conheço tão bem. Estou muito feliz por este momento de reconhecimento a todos esses pioneiros que ajudaram a construir o Sentinela do Caparaó. Realmente foi uma agradável surpresa para todos nós”, agradeceu.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.