Portal Caparaó - Jornada Diocesana da Juventude reúne mais de 4 mil jovens
Geral

Jornada Diocesana da Juventude reúne mais de 4 mil jovens

10/06/2013 - Atualizado em 10/06/2013 08h46

CARATINGA – Foi realizada nesse final de semana, a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), que é uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro.

No sábado, 8, a JDJ ocorreu em cada paróquia da região, à noite, com a celebração de missas e adoração. E ontem, domingo dia 9, todos os participantes da JDJ se reuniram em Caratinga, para assistir a celebração da missa no Santuário da Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Emanuel Messias de Oliveira, que ocorreu por volta das 10h.

Após a missa, o Ministério Louvor e Adoração, do alto de um trio elétrico, animou os mais de três mil jovens presentes, que ao som de muita música católica se dirigiram até o salão do Centro de Convenções da Unec I, na Avenida Moacyr de Matos, onde aconteceram shows de outros ministérios da diocese de Caratinga. Dom Emanuel ministrou uma palestra aos jovens, e logo após houve apresentação de peças teatrais encenadas por grupos da diocese.  Estava prevista a participação de 2.220 jovens, mas de acordo com a Polícia Militar, o número de jovens pode ter chegado aos quatro mil.

“Nossos jovens estão determinados e motivados, uma prova disso é o número deles que ultrapassou o esperado. Essa Jornada Diocesana é a preparação para a Jornada Mundial da Juventude, hoje vamos celebrar a eucaristia e isso vai dar mais ânimo aos jovens. É satisfatório ver os jovens se envolvendo no serviço missionário, esse será com certeza o ano da juventude”, disse Dom Emanuel.

Acompanhando os milhares de jovens vindos de várias paróquias estavam seus respectivos padres, um deles era o padre Moacir Ramos Nogueira, que é coordenador diocesano do setor de juventude da igreja de Iapu. Para ele, a expectativa foi cumprida, e também superada. “A expectativa foi além do que esperávamos, só de Iapu vieram 140 jovens, e eu fico a pensar como será no Rio de Janeiro quando Papa Francisco estiver presente”, comentou padre Moacir.

O evento foi organizado pelo Setor da Juventude da Diocese de Caratinga, lembrando que o Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica enviará sete missionários para ajudarem na Jornada Mundial da Juventude, sendo seis de Caratinga e um de Manhuaçu.

O Ministério Louvor e Adoração deu um show de empolgação, arrastando uma multidão de jovens fieis. O ministério é formado por: Elenice e Tracy Anselmo nos vocais, Emannuel Alvarenga no violão, Flávia na guitarra, Luan no contra-baixo e Jéferson na bateria.

Ônibus vindos de várias cidades lotaram as ruas do Bairro dos Rodoviários, Santa Zita e também do centro da cidade. E mesmo com o mau tempo e o frio, provocados pela chuva que caiu na noite de sábado, e no domingo pela manhã, os jovens não perderam a empolgação, e continuaram cantando, dançando e louvando.

Com Diário das Gerais - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.