Portal Caparaó - Fórum pela Paz nas Escolas é sucesso em Manhuaçu
Geral

Fórum pela Paz nas Escolas é sucesso em Manhuaçu

11/06/2013 - Atualizado em 11/06/2013 10h48

MANHUAÇU (MG) - Representantes da sociedade civil, da comunidade escolar de toda a região e do poder público se reuniram nos dias 06 e 07, na Câmara Municipal de Manhuaçu, para discutir a cultura da paz nas escolas. A Secretária Adjunta de Estado de Educação Maria Sueli participou do evento.

As palestras fizeram parte do XII Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (Forpaz) organizado pela Secretaria de Estado de Educação e Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Ministério Público e a Comissão de Representação do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas da Assembleia Legislativa.

Durante o Fórum, defensores públicos, representantes das polícias Militar e Civil, diretores de escolas, professores e representantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discutiram temas como “Ações de enfrentamento das drogas”; “Promoção da paz escolar e articulação em rede”; “Mediação de conflitos como técnica facilitadora do trabalho em rede”; “Políticas de assistência, segurança e prevenção”; e “Garantia dos direitos da criança e do adolescente”.

Durante os dois dias do encontro, professores e diretores participaram de palestras de capacitação sobre mediação de conflitos, simulando situações que podem ocorrer no ambiente escolar e ainda acompanharam o relato de experiências de prevenção à violência e desenvolvimento da cultura da paz, com programas das Polícias Militar e Civil e das Escolas João Xavier da Costa (Engenho da Serra) e Salime Nacif (Bairro Santa Luzia).

ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA

O Fórum de Promoção da Paz Escolar e Articulação em Rede (Forpaz) é uma rede articulada de parceiros engajada na prevenção e enfrentamento da violência nas escolas de Minas Gerais e pretende servir de suporte a diretores e educadores diante de situações geradoras de conflitos no ambiente escolar. Por meio dos fóruns regionais, diretores, educadores e secretários municipais de educação são capacitados a identificar os parceiros presentes em sua própria comunidade.

Na sexta-feira, durante a cerimônia oficial participaram do evento o Prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, o Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, os promotores Dr. Carlos Samuel Borges e Dra. Thereza Rachel Riani Lana, vice-presidente da Câmara Anízio Gonçalves, o comandante do 11º Batalhão Tenente-coronel Santiago, o Delegado Getúlio Vargas Lacerda e o deputado estadual Sebastião Costa.

Para a defensora pública de Belo Horizonte, Roberta de Mesquita Ribeiro que palestrou sobre mediação de conflito, o trabalho em rede é essencial para o fortalecimento do trabalho eficiente e evitar que a violência se instale nos educandários. “O conflito é inerente ao ser humano e, está presente na sociedade. Só não pode se transformar em problema, senão torna-se difícil de solução”, salienta a  palestrante Roberta de Mesquita.

VEJA MAIS FOTOS

A Superintendente Regional de Ensino, Patrícia Luciene Fialho diz que o Fórum de Promoção da Paz Escolar é um projeto singular, onde tem conseguido trazer a família para a escola e estabelecer a boa convivência no ambiente escolar.

Segundo ela, com a realização do Forpaz, os educadores estão trabalhando de maneira mais eficaz na  mediação dos conflitos, que na maioria  das vezes começa em casa e termina na escola. A participação da família se torna muito importante, pois, a presença dos pais evita algo indesejável, capaz de tirar a tranquilidade nos educandários.  “Nós queremos mobilizar e sensibilizar os segmentos de opinião, para a articulação em rede da promoção da paz nas escolas sob nossa jurisdição. Esse trabalho tem a proposta de apresentar um modelo de articulação em rede e também técnicas de prevenção contra a violência”, disse Patrícia Fialho.

A Secretária Adjunta da Educação de Minas Gerais, Maria Sueli de Oliveira Pires, encerrou a programação em Manhuaçu e destacou o saldo positivo do encontro: “Encerramos esse fórum com uma expectativa muito firme de que as ações em prol da paz nas escolas irão se fortalecer em toda a jurisdição da Superintendência de Ensino de Manhuaçu. Parceiros vieram dar sua participação durante os dois dias apresentando seus trabalhos, trazendo exemplos e depoimentos brilhantes que poderão ser ampliados. Saimos com o sentimento de que é possível prevenir e construir novos cenários de paz nas escolas estaduais, municipais e particulares”.

Além de representantes das escolas das 24 cidades da área da superintendência regional de Manhuaçu, estiveram presentes no evento prefeitos de Manhumirim, Simonésia, Matipó, Chalé, Lajinha, Alto Jequitibá, Luisburgo, Santa Margarida, São João do Manhuaçu e São José do Mantimento.

Carlos Henrique Cruz - Com Fotos de Eduardo Satil e José Luiz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.