Portal Caparaó - Manhumirim inaugura Unidade Básica de Saúde
Geral

Manhumirim inaugura Unidade Básica de Saúde

21/12/2007 - Atualizado em 24/12/2007 12h53

A inauguração teve a presença de diversas autoridades do município, como o Prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes; o vice-Prefeito, Sebastião Tristão; o Presidente da Câmara, Júlio Albuquerque; o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo César Bastos; a Diretora da Regional de Saúde, Soraia Caetano; e de autoridades convidadas: o Secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana; o Deputado Estadual, Bráulio Braz; o Secretário de Assuntos Institucionais de Belo Horizonte, Mario Assad Júnior; além de prefeitos da região, secretários municipais, vereadores, profissionais e representantes de entidades ligadas à saúde e da comunidade local.

O Secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, ressaltou a importância da nova Unidade Básica de Saúde para a população. “É na Unidade Básica que os problemas de saúde mais sérios podem ser evitados e é por isso que o Governo de Minas tem procurado melhorar a estrutura física e investir na construção de novas UBS. Sabemos que apoiar o Programa Saúde da Família é garantir mais qualidade de vida para a população. Nosso objetivo é não apenas tratar da doença, mas principalmente promover a saúde”, disse.

A verba para a construção da Unidade Básica de Saúde “Dr. Orbino Werner” foi proveniente do Programa Saúde em Casa, do Governo do Estado, e atenderá às comunidades dos bairros Nossa Senhora de Lourdes, Vila Rica, Campestre e Cidade Jardim. Só através desta Unidade, são cerca de quatro mil pessoas beneficiadas pelo Programa Saúde da Família (PSF).

Mais uma UBS própria em breve

No início do mês de dezembro, a Prefeitura conseguiu junto ao Estado, a verba de 180 mil reais para a construção de mais uma UBS. A localidade ainda está sendo escolhida pelo Prefeito, Ronaldo Lopes. Parte do dinheiro já está na conta da Prefeitura, e em breve haverá a licitação.

Policlínica garantida

O Secretário, Marcus Pestana, aproveitou a oportunidade para anunciar oficialmente a previsão da construção da policlínica municipal. Após um ano de conversas com o Prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes, através da intermediação do Secretário de Assuntos Institucionais de Belo Horizonte, Mário Assad Júnior, posso afirmar que daremos a ordem de serviço para o início da obra da policlínica, no valor aproximado de 2 milhões de reais”, ainda no primeiro semestre de 2008, ressaltou.

Prêmio Ennio Leão

No início desse mês, a Prefeitura de Manhumirim recebeu da Secretaria de Estado de Saúde, o prêmio de 300 mil reais, por ter sido escolhido entre outros 142 municípios com população de 20 e 80 mil habitantes, como o que teve o melhor desempenho no combate à mortalidade infantil e materna no ano 2006. O Secretário de Estado, Marcus Pestana, afirmou durante a solenidade de inauguração, que o dinheiro do prêmio já está disponível na conta da Prefeitura, a partir deste dia 21/12. O valor deve ser destinado às políticas voltadas para o combate da mortalidade infantil e materna no município.

Leila Furtado da Rosa / Assessora de Comunicação / Prefeitura de Manhumirim

21/12/07 - 19:19 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.