![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
MANHUAÇU (MG) - A FACIG promoveu o 1º Concurso de Pontes de Macarrão com alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. O desafio foi construir uma ponte com macarrão buscando uma aprendizagem ativa de conceitos como tração, flexão e compressão. A equipe Sai de baixo venceu o concurso no quesito resistência.
Com regras e materiais definidos, os últimos dias foram de estudos sobre projetos de pontes e a aplicação dos materiais. Os interessados deveriam fazer uma ponte de até 110 cm de comprimento, 50 cm de altura e 20 cm de largura, utilizando apenas macarrão, cola e massa epóxi, além de tubos de pvc para apoiá-la.
O objetivo do uso do material inusitado é misturar a brincadeira com os assuntos estudados na faculdade. Esse é o primeiro concurso do gênero na FACIG, mas a modalidade é difundida em diversas universidades pelo mundo.
Na quarta-feira, 19, após análises, projetos e construção, as pontes foram submetidas a um teste de carga para a avaliação da capacidade de suporte, confrontando com a especificada no projeto.
Para a faculdade, o aluno deve aplicar conhecimentos científicos somados à criatividade para elaboração de estruturas seguras, econômicas e inovadoras. As qualificações fundamentais para o profissional moderno são a forte base científica, criatividade, capacidade de adaptação e habilidade.
VEJA O RESULTADO
Quesito: Conceito, inovação e estética
Equipe vencedora: Sixbond
Igor Goulart
Wadson José
Gilson Ricas
Gildo Ricas
Anderson Lomar
Valtair Fernandes
Quesitos: Carga de Ruptura, eficiência estrutural e classificação geral
Equipe: Sai de Baixo
Tales Braga
Walace Fialho
Hyago Henrique
João Teixeira
Messias Frade
Cleidiane Galdino
Paula Paládia
A ponte pesou 834 g e suportou a carga de 104,10 Kgf. A nível de eficiência, cada grama de macarrão suportou a carga de 125 g.
O concurso foi supervisionado pelas coordenadoras Aparecida, de Eng. Civil, e Izadora, de Arquitetura e organizado pelo prof. Márcio J Ottoni de Teoria das Estruturas, Mecânica Aplicada e Estabilidade das Construções, auxiliado pelo professor Silviomar e pela professora Hellen. Houve também participação de outros professores e funcionários da instituição.
Com informações da Facig - portalcaparao@gmail.com