|
MANHUAÇU (MG) - A partir desta quinta e até domingo, 30 de junho, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia, em Manhuaçu, acontecerá a Exposição Nacional de Cavalos Campolina.
A raça campolina é tradicional em todo o Brasil e foi uma das mais conhecidas, porém, há algum tempo, os famosos cavalos Manga Larga vêm tomando conta das roças e fazendas. Para resgatar a cultura e a tradição, diversos criadores de cavalos Campolina estão se reunindo para esta exposição de animais. Até a manhã desta última segunda-feira, 24, cerca de 150 animais estavam inscritos de vários estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, dentre outros.
A Exposição está sendo organizada pelo médico cardiologista Luis Claudio Mendes Valle, que é criador de cavalos Campoina, e pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Campolina da Zona da Mata.
Para realizar o evento, Luis Claudio e sua equipe receberam total apoio do Governo de Manhuaçu que em tempo recorde reformou o Parque de Exposições, preparando-o para futuros eventos. "Tenho só que agradecer a Prefeitura de Manhuaçu, que se prontificou em colaborar na realização, aliás até na melhoria do Parque de Exposições naquilo que fosse possível. No último sábado, fizemos uma vistoria e ficamos surpresos porque não esperávamos tanto das reformas" – destacou.
Também acontecerá durante o mesmo evento, um concurso de marcha para todas as raças de cavalos e que possuem documentação e exames validados pela legislação. Este concurso terá premiações de até R$ 25 mil e qualquer criador de cavalos poderá se inscrever até no domingo, 30, até às 11 horas.
Durante os dias do evento, será montado um shopping para comercialização de cavalos da raça.
Arthur Rocha - portalcaparao@gmail.com