Portal Caparaó - São José do Mantimento: produção de leite e açúcar mascavo
Geral

São José do Mantimento: produção de leite e açúcar mascavo

28/03/2007 - Atualizado em 31/03/2007 10h07

Prefeitura, Emater e Secretaria de Estado da Agricultura se uniram na criação de  dois projetos que irá beneficiar agricultores na produção de açúcar mascavo e aquisição de unidade  processamento de leite.

O Prefeito Hélio Márcio Gomes destaca que os dois projetos terão benefícios importantes para agricultura local e regional, na aquisição de engenhos comunitários para processamento de açúcar mascavo e os tanques para o resfriamento do leite produzido no município. Hélio Márcio lembra que o município já foi um grande exportador de açúcar mascavo para Alemanha e o novo projeto é retomar a exportação, valorizando a produção local.

Uma audiência na capital mineira com o Secretário de Agricultura Gilman Viana o Deputado Estadual João Leite (PSDB),  prefeito vereadores e órgãos ligados a agricultura local ficou definido que a aquisição dos equipamentos poderão serem através do Estado, com benefícios diretos para agropecuária e a cana de açúcar. O prefeito lembra que o município é agrícola e precisa de apoio da administração, para fortalecer a permanência do produtor na zona rural, com sustentabilidade e condições básicas de produção com qualidade, para colocar a produção local no mercado regional e até mesmo no exterior como é o caso do açúcar mascavo.

EMATER 

O técnico da Emater Mark Vinicius, destaca que com o projeto tem o objetivo de  beneficiar entrono de 50 produtores de açúcar mascavo, que praticam a atividade de  geração em geração, produzindo aproximadamente 70 toneladas por ano. Outro ponto importante na produção local será a agregação de valores, até então a produção era feita através de atravessadores, com isto havia uma perda muito grande no valor do produto. A nova forma adota pela a Emater em parceria com o município irá valorização a produção de açúcar. Com os tanques de resfriamento também serão beneficiados 50 famílias que trabalham com agropecuária leiteria que é de muita importância para o município. O resfriamento do leite vai atender uma legislação vigente, da normativa 51 de 18/09/2002 do Ministério da Agricultora que prevê resfriamento do leite duas horas após a ordenha, além do benefício é será uma forma de cumprir a legislação.

O trabalho na produção de açúcar mascavo é artesanal o que exige um grande esforço por parte dos produtores. As unidades implantada irá agilizar a produção. Embalagem adequada vão dar valor ao produto no mercado e qualidade para o consumidor final.

Mark Vinicius comenta que muitas pessoas não têm noção da grande produção de cana de açúcar no município. Com o projeto para aquisição de equipamentos, também haverá uma melhoria na lavoura de cana. Um grupo de produtores estará adquirido 20 toneladas de cana em variedades precoce e tardia, para que seja prolongado o período de produção de açúcar mascavo.

Durante a reunião na Secretaria de Estado de Agricultura, o prefeito, vereadores e o Deputado Estadual João Leite, defenderam que através do Programa Minas Sem Fome os equipamentos sejam adquiridos sem custo para os produtores, beneficiando a agricultura e impulsionando os resultados da produção, dando uma maior capacidade na contratação da mão de obra.

Antônio José - 08:37 - 28/03/07 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.