Portal Caparaó - Alunos de Direito participam de visita a Cadeia Pública
Segurança

Alunos de Direito participam de visita a Cadeia Pública

29/03/2007 - Atualizado em 31/03/2007 10h22

Com uma proposta singular na região, as Faculdades Doctum – Campus Manhuaçu promoveram uma visita dos alunos à Cadeia Pública. O grande diferencial foi a instituição do sábado letivo para essas atividades de cunho complementar, o que integra os acadêmicos de Direito à realidade regional do sistema penal.

A visita ocorreu no dia 24 e envolveu alunos do 4º, 5 e 9º períodos do curso de Direito. Além da visita, a idéia é utilizar o sábado letivo para promover atividades complementares como palestras e trabalhos extra-classe com os universitários.

As tarefas foram conduzidas pelo professor de Direito Penal, José Gouvêa Teixeira e pelo professor de Prática Jurídica Penal, Oscar Alexandre. Os estudantes foram divididos em três grupos e eles realizaram visitas simultâneas na área interna, no Centro de Acolhimento e Proteção e Transformação do Adolescente em Reintegração (CAPTAR), além da área externa de vigilância da cadeia por meio das guaritas.

ORIENTAÇÕES JURÍDICAS

Durante a atividade, os universitários prestaram orientações jurídicas aos detentos e esclareceram a eles as ações desenvolvidas pela Casa do Cidadão – espaço das Faculdades DOCTUM – Campus Manhuaçu que presta assistência jurídica gratuita às comunidades carentes. De acordo com o professor Gouvêa, a atividade “representou uma fase do trabalho de Direito Penal sobre o tema ‘Penas’ que os alunos do 4º e 5º períodos estão realizando e para os alunos do 9º período a oportunidade de atuarem na prática, com mais maturidade, como profissionais do Direito”, afirma.

A visita dos alunos foi autorizada pelo Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Lourival Silva; pelo Delegado Diretor da Cadeia Pública de Manhuaçu, Dr. Getúlio Vargas de Lacerda e pelo Comandante da 72ª Companhia do 11º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Santiago. A segurança do trabalho foi garantida por policiais civis e militares.

Carlos Henrique Cruz - 29/03/07 - 15:06

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.