Portal Caparaó - Batalhão promove formatura do Guardiões de Defesa Social
Geral

Batalhão promove formatura do Guardiões de Defesa Social

17/09/2013 - Atualizado em 17/09/2013 13h41
 

MANHUAÇU (MG) - Cerca de 320 alunos da rede pública de ensino de Manhuaçu e região receberam diploma de formação do programa Guardiões de Defesa Social, durante solenidade na sede do 11° Batalhão de Polícia Militar, na noite de sábado (14). Este é o primeiro ciclo do projeto na região, que formou adolescentes em todos os 24 municípios de abrangência do 11° BPM.

Idealizador e entusiasta do programa, o comandante do 11° BPM, tenente-coronel Santiago, considera o momento como ímpar. “Em tão pouco tampo, estamos tendo a satisfação de formar 319 alunos em toda a região. São quase 2 mil ainda em atividade e em breve também irão formar. Desta forma, a Polícia Militar leva cidadania para dentro das escolas e se aproxima da comunidade”, comentou.

Também presente à solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu, vereador Maurício Júnior, reiterou a importância do projeto no futuro de crianças e adolescentes. “Devemos educar nossas crianças para que elas não precisem ser punidas no futuro. Nas escolas de hoje são ensinadas várias matérias, como matemática, português, ciências, mas não é falado sobre cidadania, sobre ser cidadão. O programa GDS vem justamente para suprir essa lacuna. Por isso tem o nosso apoio”, frisou.

O PROGRAMA

O Programa Guardiões de Defesa Social (GDS) foi implantado na área do 11º BPM, com a participação do policial militar junto à família do adolescente assistido, atuando como um “padrinho”, de maneira sistêmica e aliada a profissionais de outros setores que possam auxiliar no processo, revestindo-se de grande importância e significado. O público-alvo são crianças e adolescentes envolvidos em situações de risco variadas, tais como abuso sexual, violência doméstica, maus tratos e negligência familiar.

O GDS visa salvaguardar os direitos das crianças e dos adolescentes, em consonância com a missão da PMMG de assegurar a dignidade da pessoa humana e seus direitos e garantias fundamentais. E tem o objetivo de trabalhar com menores, em especial os que estão na idade de pré-adolescência e adolescência, repassando orientações, informações e conhecimentos sobre drogas, consequências do cometimento de atos infracionais e formas de correção do comportamento e convívio familiar.

Auxiliar a comunidade escolar e sociedade na formação dos jovens, que hoje se encontram em situação de risco (envolvidos com drogas, cometendo atos infracionais, ou sendo vítimas de prostituição infantil e etc), e dar apoio aos menores em situação de risco, bem como a suas respectivas famílias, tendo como peculiaridade o fato de que o Policial Militar envolvido no Programa terá a missão de atuar junto aos assistidos, no sentido de promover o desenvolvimento humano e social, bem como os direitos de cidadania e a proteção social destes menores.

O programa é desenvolvido por 33 policiais militares, que estão atuando em todas as Frações do 11º Batalhão, totalizando 24 cidades. Atualmente estão sendo atendidos 1866 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais e Municipais.
DESTAQUE

Ao longo do período de aprendizagem, todos os formandos tiveram destacada participação e chegaram com brilhantismo a este momento. Contudo, uma em especial foi o grande destaque do concurso de redação. Joyce Vitória Oliveira, da Escola Estadual de Manhuaçu, foi a grande vencedora do concurso, que teve como tema “o que eu quero ser quando crescer”.

Em entrevista à reportagem, Joyce revelou o desejo de ser uma policial militar no futuro. “Ao desenvolver o meu texto, pensei na possibilidade de ser policial um dia. Acredito que o programa foi muito importante, pois mostrou para nós que somos capazes de muito mais do que imaginamos. Basta que a gente queira e corra atrás dos nossos sonhos. Não tenho nem palavras pra dizer o quanto foi bom participar do GDS”, felicitou a adolescente.

A diretora da escola, Marinalva das Graças, comemorou os resultados alcançados com a implantação do projeto dentro da sala de aula. “Os policiais interagem com os alunos e isso é muito bom. Tivemos ótimos resultados quanto à aprendizagem. Os jovens se interessaram pelos temas abordados e isso refletiu no rendimento escolar”, comemorou.

Fotos Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.